SóProvas


ID
5620255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-II

    Amado nos levou com um grupo para descansarmos na fazenda de um amigo. Esta confirmava as descrições que eu lera no livro de Freyre: embaixo, as habitações de trabalhadores, a moenda, onde se mói a cana, uma capela ao longe; na colina, uma casa. O amigo de Amado e sua família estavam ausentes; tive uma primeira amostra da hospitalidade brasileira: todo mundo achava normal instalar-se na varanda e pedir que servissem bebidas. Amado encheu meu copo de suco de caju amarelo-pálido: ele pensava, como eu, que se conhece um país em grande parte pela boca. A seu pedido, amigos nos convidaram para comer o prato mais típico do Nordeste: a feijoada.

    Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos. Um professor me apresentou sua filha, muito bonita, muito pintada, olhos de brasa: quatorze anos. Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas. Estas, no entanto, fanavam-se com menos rapidez do que suas antepassadas; aos vinte e seis e vinte e quatro anos, respectivamente, Lucia e Cristina irradiavam juventude. A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades; Lucia lecionava, e Cristina, desde a morte do pai, dirigia, nos arredores de Recife, um hotel de luxo pertencente à família; ambas faziam um pouco de jornalismo, e viajavam.

Simone de Beauvoir. A força das coisas. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2018, p. 497-498 (com adaptações). 

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-II, julgue o seguinte item.

Infere-se do texto que a narradora percebeu o casamento como um fator determinístico do comportamento das mulheres nordestinas em geral. 

Alternativas
Comentários
  • "Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos......Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas."

    Ou seja, esse sentido de "mulheres feitas" empregado pela autora, que vem diretamente após a infância, já nos dá a entender que elas são crianças... logo em seguida casam.

    Justamente por ela nunca ter visto adolescentes, apenas mulheres ou crianças, entende-se que o casamento tem um fator determinístico nas nordestinas em geral.

  • "Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas."

    Do ponto de vista da narradora, não havia adolescência. O comportamento das mulheres eram direcionado para o casamento.

  • Assertiva C

    Infere-se do texto que a narradora percebeu o casamento como um fator determinístico do comportamento das mulheres nordestinas em geral. L8:L 10

  • CERTO

    A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades;

     quatorze anos. Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas...

    9-Defina pausas táticas durante os estudos.

  • isso ai

    as solteironas piram ! kkk

  • Casamento como fator de comportamento das mulheres em geral?

     "A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades; Lucia lecionava, e Cristina, desde a morte do pai, dirigia, nos arredores de Recife, um hotel de luxo pertencente à família; ambas faziam um pouco de jornalismo, e viajavam"

    Considerei esse trecho e... errei!

  • ainda tenho que estudar muito pra conseguir ficar "ruim" em interpretação de texto kk

  • Pediria recurso, já sabendo que não iam aceitar, pois essa subdisciplina, "Interpretação de Texto", é o maior charlatanismo que jamais vi. O livro de Freyre é antigo à visita da narradora. Esta foi bem clara ao dizer que, do livro, reportava-se que, em geral, mulheres casavam-se novas, aos 13. Mas que, quando de sua visita, após o livro, obviamente, as mulheres FANAVAM-SE COM MENOS RAPIDEZ QUE SUAS ANTEPASSADAS. "Fanar-se", do contexto, refere-se a casar-se. As mulheres d'agora, portanto, casavam-se com muito menos rapidez que as do passado, quando do livro.

  •  Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos. Um professor me apresentou sua filha, muito bonita, muito pintada, olhos de brasa: quatorze anos. Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas.

  • A questão pediu inferência, ou seja, interpretação. A galera acertou se baseando e compreensão e até citou parte do texto nos comentários. Pessoal, prestem atenção! Concordar com um gabarito desse só porque acertou não é nada legal.

  • "Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas". Eu errei, mas ao analisar com mais atenção observei que, na visão da escritora, ou são crianças ou mulheres. Mulher é feminino de marido. Ou seja, ela ou via crianças ou mulheres, e não adolescentes. Com isso, subentende-se que as crianças raramente passavam pela fase da adolescência, sendo logo "mulher", ou seja, casavam cedo.

  • essa interpretação extrapolou completamente

  • Ou seja 'mulheres feitas' = 'mulheres casadas'. Então, tá bom.

  • Extrapolação, quando fala geral, fala de todas as Nordestinas e isso não é verdade, no texto são citadas duas mulheres como exemplo.

  • Eu não concordo com o gabarito da questão. Existe um ponto de vista da narradora que é controverso. Ela fala que "as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos." Mas em um outro período do texto aponta que as moças "A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades". Ou seja, Se tinham liberdade como o casamento era considerado como um fator determinístico do comportamento das mulheres nordestinas em geral???

    #DISCORDAR

    OBS: Se me equivoquei peço que me expliquem melhor sobre a elaboração da questão.

  • Fator determinístico do comportamento das mulheres?

    Que comportamento? Determina o quê? A vida num geral ou só alguns aspectos?

    Não consegui compreender o gabarito dessa questão.

  • É só ler quem escreveu: Simone de Beauvoir. Mãe do feminismo! Já sabe a resposta
  • "FANAVAM-SE COM MAIS RAPIDEZ QUE SUAS ANTEPASSADAS" (COMPRTAMENTO) PELO FATO DE CASAREM CEDO, TINHAM UM COMPORTAMENTO DIFERENTE.

  • Extrapolação!!!!

  • Questão para deixar em branco

  • ´´Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos´´

    certo

  • "Estas (mulheres feitas), no entanto (ou seja, ao contrário das outras), fanavam-se com menos rapidez do que suas antepassadas; aos vinte e seis e vinte e quatro anos, respectivamente, Lucia e Cristina irradiavam juventude. A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste (ou seja, o fator determinístico das mulheres), elas tinham liberdades ("no geral", pois, para ela, as duas se mostraram como exceções);"

    Pensei mais ou menos assim!

    Gabarito: certo

    Bons estudos para nós! =D

  • ela não percebeu isso, ela leu isso! na realidade ela percebeu o contrário kkkkkkkkk  Lucia e Cristina irradiavam juventude. A despeito dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades;

  • Não concordo com o gabarito!

  • "Eu lera no livro de Freyre que as moças do Nordeste casavam-se outrora aos treze anos. Um professor me apresentou sua filha, muito bonita, muito pintada, olhos de brasa: quatorze anos. Nunca encontrei adolescentes: eram crianças ou mulheres feitas."

    A autora diz que nunca encontrou adolescentes, apenas mulheres feitas e crianças. Mas anteriormente ela cita que encontrou uma menina de 14 anos. Logo, como não há contradição no texto, presume-se que a autora considerava aquela menina uma mulher feita, já que como ela lera, as moças nordestinas se casavam aos 13 anos.

  • AO MEU VER A QUESTÃO É PASSÍVEL DE RECURSO, O LIVRO, SIM, SUGERIA  O casamento como um fator determinístico do comportamento das mulheres nordestinas em geral, PORÉM A NARRADORA, DURANTE SUA ESTADIA NA FAZENDA, PERCEBEU OUTRA COISA: "Estas, no entanto (IDEIA DE CONTRADIÇÃO COM O QUE ELA LEU NO LIVRO), fanavam-se com menos rapidez do que suas antepassadas" "A despeito (IDEIA DE CONTRADIÇÃO NOVAMENTE) dos costumes patriarcais do Nordeste, elas tinham liberdades" TANTO QUE LUCIA LECIONAVA E CRISTINA GERENCIAVA O HOTEL, NÃO ABORDOU O CASAMENTO DETERMINANDO O COPORTAMENTO DAS MULHERES.

  • aquela questão que a banca coloca o gabarito que ela quiser kkkkk
  • Não entendi foi nada!