SóProvas


ID
5620483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente a planejamento de políticas públicas, avaliação ex ante e avaliação ex post. 

Na análise ex ante de uma política pública, fica dispensada a estimativa de custos quando os fatores de análise forem de difícil mensuração, desde que os benefícios fiquem claramente evidenciados. 

Alternativas
Comentários
  • Na análise ex ante, partindo-se da identificação e caracterização de um problema que demandaria intervenção do Estado, é necessário que sejam estabelecidos objetivos claros para a ação governamental, bem como um desenho que efetivamente permita alcançá-los, considerando, por exemplo, os incentivos dos agentes envolvidos. Antes de implementar a ação governamental, precisa-se estimar os custos e os benefícios esperados, ainda que essa análise possa ser ponderada por fatores de difícil mensuração. Essa relação de custo-benefício deve ser apresentada aos tomadores de decisão e estar transparente para a sociedade como um todo. A qualidade das informações obtidas e das decisões tomadas na análise ex ante afeta sobremaneira o desenvolvimento do ciclo da política pública, afetando o nível de desenvolvimento e a qualidade da política pública executada.

    Fonte: Avaliação de Políticas Públicas - Guia Prático de Análise Ex Ante, pág. 12

  • GABARITO: ERRADO

    Análise Custo-Benefício e Análise Custo-Efetividade

    Esses dois tipos de avaliação ou análise de uma política são do tipo ex ante, ou seja, ocorrem antes de se decidir como será feita uma intervenção. De acordo com Maria das Graças Rua, a avaliação custo-benefício corresponde à estimação dos benefícios tangíveis e intangíveis de um programa e os custos de sua realização.