ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO
A execução de políticas públicas e seus respectivos programas e projetos envolve a articulação com uma miríade de atores e de distintos sistemas institucionais. Os políticos do governo, do parlamento (federal, do Distrito Federal, estaduais e municipais), os técnicos de governo (igualmente, federais, do Distrito Federal, estaduais e municipais), os grupos de interesse – sejam eles empresas, sindicatos, associações, igrejas, mídia – e os especialistas – das universidades, dos centros de pesquisa, da consultoria e dos organismos internacionais.
Formular políticas consistentes requer um estudo prévio de como articular os atores que mais influem sobre a busca de soluções. Do contrário, haverá a ilusão, para não dizer a ingenuidade, de achar que o sucesso da política decorre naturalmente de sua eficiência gerencial.
Os arranjos institucionais de implementação são a combinação de regras, mecanismos e processos com os quais uma política conta para garantir os insumos necessários e propiciar a interação coordenada de diversos atores, sejam eles os copartícipes na decisão, parceiros de implementação, beneficiários, responsáveis pela fiscalização e interessados na transparência e na avaliação.
Fonte: Avaliação de Políticas Públicas Guia Prático de Análise Ex Ante.
Gabarito: CERTO.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp