SóProvas


ID
5620804
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Guatambú - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com o aumento da expectativa de vida observa- -se aumento na incidência de doenças crônicas e consequente no uso de medicamentos. O emprego concomitante de múltiplos fármacos traz consigo risco de interações medicamentosas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando esta temática.

( ) Amiodarona, fluconazol, metronidazol, omeprazol, piroxicam e propranolol podem diminuir o efeito de anticoagulantes orais.
( ) Carbamazepina, rifampicina, sucralfato e alimentos ricos em vitamina K podem aumentar o efeito de anticoagulantes orais.
( ) A interação que ocorre entre a ondansetrona e o tramadol é um exemplo de interação farmacodinâmica por bloqueio de receptores.
( ) Concentrações plasmáticas de antipsicóticos fenotiazínicos e risperidona podem ser aumentadas por interações com fluoxetina, paroxetina ou sertralina, pois inibem as enzimas que biotransformam a maioria dos antipsicóticos.
( ) Sinvastatina e atorvastatina são biotransformadas no fígado, principalmente pelas enzimas CYP3A4, e são suscetíveis a interações quando coadministradas com fármacos potencialmente inibidores desta enzima.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F ) Amiodarona, fluconazol, metronidazol, omeprazol, piroxicam e propranolol podem diminuir o efeito de anticoagulantes orais. Esses fármacos são INIBIDORES ENZIMÁTICOS, logo aumentam o efeito de anticoagulantes

    ( F) Carbamazepina, rifampicina, sucralfato e alimentos ricos em vitamina K podem aumentar o efeito de anticoagulantes orais. Aqui é o contrário, são fármacos e substâncias indutoras enzimáticas ou que diminuem o efeito de anticoagulantes.

    ( V) A interação que ocorre entre a ondansetrona e o tramadol é um exemplo de interação farmacodinâmica por bloqueio de receptores.

    ( V) Concentrações plasmáticas de antipsicóticos fenotiazínicos e risperidona podem ser aumentadas por interações com fluoxetina, paroxetina ou sertralina, pois inibem as enzimas que biotransformam a maioria dos antipsicóticos.

    (V ) Sinvastatina e atorvastatina são biotransformadas no fígado, principalmente pelas enzimas CYP3A4, e são suscetíveis a interações quando coadministradas com fármacos potencialmente inibidores desta enzima.

    A referência da questão é um documento da OPAS - https://www.paho.org/bra/dmdocuments/Temas_04_Interacoes-medicamentos.pdf