SóProvas


ID
5621200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.850/2013, que trata do crime organizado, julgue o item subsequente.


Entre os requisitos que definem uma organização criminosa incluem-se a associação de quatro ou mais pessoas e objetivo de obter vantagem pela prática de crimes com pena máxima superior a quatro anos ou de caráter transnacional. 

Alternativas
Comentários
  • ART 1° [...] § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.
  • Gabarito: Certo

    Outras observações:

    >Associação para o tráfico: 2 ou mais, dispensa estrutura organizada e reiteração criminosa.

    >Associação criminosa: 3 ou mais, dispensa estrutura ordenada e divisão de tarefas, finalidade de cometer crimes (não importa a pena).

    >Organização criminosa: 4 ou mais, estrutura ordenada, divisão de tarefas (ainda que informal), crimes com penas máximas superiores a 4 anos ou de caráter transnacional.

  • Tecnicamente não está correto, infração penal não é a mesma coisa que crimes.

  • CONCEITO:

    ART. 1 § 1º ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • >Associação para o tráfico: 2 ou mais, dispensa estrutura organizada e reiteração criminosa.

    >Associação criminosa: 3 ou mais, dispensa estrutura ordenada e divisão de tarefas, finalidade de cometer crimes (não importa a pena).

    >Organização criminosa: 4 ou mais, estrutura ordenada, divisão de tarefas (ainda que informal), crimes com penas máximas superiores a 4 anos ou de caráter transnacional.

  • associação de quatro ou mais pessoas.

    - Só pode se falar em organização criminosa se tiver 4 ou mais pessoas.

    O crime de organização criminosa é um crime de concurso necessário ou plurissubjetivo (a lei exige a participação de mais de uma pessoa).

  • Organização Criminosa = 4 "as" = 4 pessoas ou mais

    Associação para o tráfico= Conta os "S"= 2 ou mais pessoas

    Associação criminosa = Conta os "S" = 3 ou mais pessoas

  • A vantagem prevista no crime de organização criminosa é de qualquer natureza e não apenas econômica.
  • A lei 12.850/13 fala em infração penal, que é gênero que comporta duas espécies: Crime e Contravenção. Logo para mim essa questão é errada e mal elaborada.

  • TRANSNACIONAL 44

  • Assim fica complicado estudar. Crime não é infração penal. Crime é espécie.

    Do forma como colocada, a questão está certa e errada ao mesmo tempo.

    Se for assim, essa mesma questão deveria ser considerada correta:

    "Entre os requisitos que definem uma organização criminosa incluem-se a associação de quatro ou mais pessoas e objetivo de obter vantagem pela prática de contravenção penal com pena máxima superior a quatro anos ou de caráter transnacional."

  • Questão está ERRADA.

    Art. 1º, §1º, Lei nº 12.850/2013 - Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de INFRAÇÕES PENAIS cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

    " O cebraspe não restringiu, blá blá blá..."

    O próprio cebraspe já considerou como errada uma questão semelhante a essa.

    CESPE - 2020 - MP/CE - Promotor de Justiça de Entrância Inicial.

  • quem acertou errou. Tecnicamente e o texto da lei fala em infração penal, ou seja, crimes ou contravenções.