SóProvas


ID
5621284
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
“Investigação é o ato ou efeito de investigar, busca, pesquisa. Ou seja, investigação criminal pode ser definida como a atividade preliminar de produzir e colher elementos de convicção acerca da materialidade, de autoria ou participação referente a um fato tido como criminoso” (Jus.com.br). 

No texto 1, a expressão ou seja serve para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da função do termo destacado em:

    “Investigação é o ato ou efeito de investigar, busca, pesquisa. Ou seja, investigação criminal pode ser definida como a atividade preliminar de produzir e colher elementos de convicção acerca da materialidade, de autoria ou participação referente a um fato tido como criminoso” (Jus.com.br). 

    A locução "ou seja" possui sentido meramente explicativo e ampliativo, introduzindo uma explicação que amplia os sentidos de um conceito já apresentado, com ele concordando.

    É classificação abonada por Napoleão Mendes de Almeida (Dicionário de Questões Vernáculas), que a exemplifica juntamente com outras expressões de mesmo valor ( a exemplo de "isto é"): "Este safio pesa dois quilogramas, ou seja, dois mil gramas."

  • Investigação é o ato ou efeito de investigar, busca, pesquisa. Ou seja, investigação criminal pode ser definida como a atividade preliminar de produzir e colher elementos de convicção acerca da materialidade, de autoria ou participação referente a um fato tido como criminoso”

    —> "O que é investigação?" ////// "O que é investigação criminal?"

    • Investigação é X + Investigação Criminal é Y

    —> "Ou seja" é mecanismo utilizado pelo autor para aditar/adicionar informações ao texto.

    —> Ao inserir-se dois sentidos da palavra (o genérico e o específico) o autor aumenta o n.º de informações originais.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A) Errado, não corrige uma falha. Nota-se que sequer há uma conjunção adversativa ou concessiva que comine neste pensamento.

    B) CERTO (explicado acima).

    C) Errado, não há repetição ou qualquer paráfrase. Há adição de novas informações do conceito de INVESTIGAÇÃO.

    D) Errado, o termo a ser definido é outro: investigação CRIMINAL em vez de somente INVESTIGAÇÃO.

    E) Errado, não há alteração de dados. Há apenas ampliação de informações por meio do termo "OU SEJA".