SóProvas


ID
5621326
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5

“Um investigador de crimes cibernéticos é um agente da lei especializado na avaliação de casos envolvendo crimes de computador. Esse pessoal pode trabalhar para agências policiais e empresas privadas e também pode ser conhecido como técnico em computação forense. O trabalho nesse campo requer treinamento em tecnologia da informação e aplicação da lei, para que as pessoas tenham as ferramentas para localizar evidências, bem como as habilidades para protegê-las e garantir que sejam utilizáveis em tribunal.
Quando membros do público denunciam crimes cibernéticos, um investigador de crimes cibernéticos participa da investigação. Isso pode incluir qualquer coisa, desde testar a rede de um banco para determinar como e quando ocorreu um vazamento de dados até avaliar um computador individual que pode ter sido usado em um crime. Os investigadores de crimes cibernéticos podem recuperar e reconstruir dados se forem danificados ou destruídos, acidental ou intencionalmente. Eles também podem explorar redes de computadores, computadores individuais e discos rígidos para identificar evidências de atividade criminosa” (Netinbag.com).

“Um investigador de crimes cibernéticos é um agente da lei especializado na avaliação de casos envolvendo crimes de computador. Esse pessoal pode trabalhar para agências policiais e empresas privadas e também pode ser conhecido como técnico em computação forense. O trabalho nesse campo requer treinamento em tecnologia da informação e aplicação da lei, para que as pessoas tenham as ferramentas para localizar evidências, bem como as habilidades para protegê-las e garantir que sejam utilizáveis em tribunal.”


De todos os termos destacados nesse segmento do texto 5, o único que tem antecedente claramente identificado é:

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    A questão possui duplo gabarito

    Solicita-se indicação do termo que possua referente claramente identificado na passagem:

    “Um investigador de crimes cibernéticos é um agente da lei especializado na avaliação de casos envolvendo crimes de computador. Esse pessoal pode trabalhar para agências policiais e empresas privadas e também pode ser conhecido como técnico em computação forense. O trabalho nesse campo requer treinamento em tecnologia da informação e aplicação da lei, para que as pessoas tenham as ferramentas para localizar evidências, bem como as habilidades para protegê-las e garantir que sejam utilizáveis em tribunal.”

    A) Esse pessoal; 

    Correta. O referente do termo "esse pessoal" está claramente identificado na passagem imediatamente anterior, fazendo referência a "investigador de crimes cibernéticos".

    Não se pode confundir "antecedente indeterminado" com "antecedente indefinido ou genérico". Um pronome relativo, a título de exemplo, que retome um pronome indefinido, possuirá um antecedente genérico, mas identificado (o próprio pronome indefinido). O fato de "investigador de crimes cibernéticos" ser uma alusão genérica não torna o antecedente do termo "esse pessoal" indeterminado.

    B) nesse campo;

    Correta. Consoante assertiva anterior, o referente está identificado na passagem anterior, representado por "(o campo dos) crimes cibernéticos";

    C) da lei;

    Incorreta. O termo "da lei" é referência vaga, sem termo antecedente (portanto não identificado);

    D) as pessoas; 

    Incorreta. Consoante alternativa anterior, o termo "as pessoas" é referência vaga, sem termo antecedente (portanto não identificado);

    E) as habilidades.

    Incorreta. Consoante alternativas anteriores, o termo "as habilidades" é referência vaga, sem termo antecedente (portanto não identificado);

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabaritos corretos nas alternativas A e B

  • A letra A não está no todo errada. Acredito que a FGV tenha considerado a letra B como correta, porque o termo "esse pessoal" apesar de estar no singular, remete a ideia de muitas pessoas, e o texto coloca "investigaDOR de crimes cibernéticos" e não "investigaDORES", o que seria precisamente correto. Mas acredito que caberia recursos :)

  • Marquei a A, na FGV você tem que levar cada detalhe me consideração. Não me ocorreu que a questão da amplitude de pessoas que Esse pessoal pode representar e que o termo referenciado está no singular, investigador

  • Não marquei nem a A nem a B porque achei que elas se anulavam já que ambas se referiam a termos expressos anteriormente. Então fui procurar cabelo em ovo achando que a banca queria outro sentido.