SóProvas


ID
5621593
Banca
FEPESE
Órgão
IGP-SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à regência nominal e verbal. 

Alternativas
Comentários
  • A - De acordo com documentos que os jornalistas tiveram acesso, ainda falta incluir o relatório do escritório de contabilidade que fica à Rua São Judas Tadeu, no Centro. ERRADO ( fica na )

    B - Em busca da realização profissional e pessoal, os jovens escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando às empresas com atuação social. ERRADO ( onde )

    C - Informo aos interessados de que não ocorreu, na reunião, nenhuma alusão à tão delicado assunto, nem houve qualquer declaração de desagravo aqueles que foram injustamente acusados. ERRADO ( a )

    D - Como era orgulhoso, preferiu antes declarar falida a firma do que aceitar qualquer ajuda do sogro, a cujo patrimônio era bastante robusto. ERRADO ( preferência a )

    E - Os interessados em conhecer a maricultura local devem se dirigir à Praia do Badejo, de onde partem as embarcações que conduzem os turistas para uma visita monitorada, cuja duração é de, aproximadamente, duas horas. TÁ CERTO.

  • Vejamos as incorreções das alternativas:

    A) De acordo com documentos A que os jornalistas tiveram acesso, ainda falta incluir o relatório do escritório de contabilidade que fica NA Rua São Judas Tadeu, no Centro.

    ACESSO AOS DOCUMENTOS

    B) Em busca da realização profissional e pessoal, os jovens escolhem a dedo ONDE trabalhar, priorizando AS empresas com atuação social.

    TRABALHAR EM ALGUM LUGAR > TRABALHAR ONDE

    PRIORIZAR > Verbo transitivo direto

    "Nesse ano, o governo deverá priorizar investimentos"

    C) Informo OS interessados de que não ocorreu, na reunião, nenhuma alusão A tão delicado assunto, nem houve qualquer declaração de desagravo ÀQUELES que foram injustamente acusados.

    INFORMAR - VTDI (normalmente)

    • Informar algo a alguém; ou
    • Informar alguém de algo.

    ALUSÃO pede preposição A: "Na aula fez alusão ao filme."

    D) Como era orgulhoso, preferiu antes declarar falida a firma A aceitar qualquer ajuda do sogro, cujo patrimônio era bastante robusto.

    PREFERIR (VTDI) pede preposição A. Além disso, não se constrói com a locução conjuntiva "do que" nem com o advérbio "mais".

    Exemplo: Prefiro trabalhar a passar fome. (CORRETO)

    Prefiro trabalhar do que passar fome. (INCORRETO)

    E) GABARITO

    QUALQUER ERRO, AVISEM!