SóProvas


ID
5622877
Banca
UFMT
Órgão
PJC-MT
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em consonância com as disposições constitucionais acerca das polícias civis, analise as afirmativas.


I- Compete privativamente à União legislar sobre organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.

II- As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais de competência da União, exceto as militares, poderão ser objeto de delegação às policias civis estaduais e distrital, desde que haja previsão legal específica.

III- Os servidores policiais serão remunerados exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer espécie remuneratória, conforme disposto em lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso.

IV- As forças policiais, civis, militares e penais estaduais e distrital subordinam-se aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.

    Primeira Alternativa Errada

    4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    Nada cita da parte de delegação, Segunda Alternativa Errada

    Eliminando estas duas já obtemos a resposta Letra E

  • I - Compete privativamente à União legislar sobre organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. ERRADA.

    A competência é concorrente e não privativa. Art. 24, CF/88: Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.

    II - As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais de competência da União, exceto as militares, poderão ser objeto de delegação às policias civis estaduais e distrital, desde que haja previsão legal específica. ERRADA.

    A Constituição Federal define a competência exclusiva da PF:

    § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

    Nessa esteira a Lei 9.784/99, art. 13, prevê que não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    José dos Santos Carvalho Filho[4]: O poder de delegação não é irrestrito e, por isso, não atinge certas funções especificas atribuídas a determinados agentes; a delegação abrange funções genéricas e comuns da administração.

    Assim, a questão encontra-se em erro por conta da afirmação de delegação de competência EXCLUSIVA. 

    III- Os servidores policiais serão remunerados exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer espécie remuneratória, conforme disposto em lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso. CERTA.

    ART. 144, CF/88, § 9º A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do § 4º do art. 39 (§ 4º (...) serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória (...)

    IV- As forças policiais, civis, militares e penais estaduais e distrital subordinam-se aos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente. CERTA.

    ART. 144, CF/88, § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.  

    Portanto, resposta correta letra E - III e IV, apenas.