SóProvas


ID
5623933
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Bento Albuquerque com o intuito de realizar o sonho de passar a aposentadoria na beira da praia, procura Inácio Monteiro, proprietário de uma quadra de lotes a 100 (cem) metros da famosa Praia dos Coqueiros, para comprar um lote sobre o qual seria construída sua sonhada casa de veraneio. Bento mostrou o projeto arquitetônico de sua futura casa na praia a Inácio e ressaltou que o lote para construção do projeto deveria contar com, no mínimo, 420 m² (quatrocentos e vinte metros quadrados), metragem necessária para construção da piscina, sauna e churrasqueira, além da casa projetada para ter quatro quartos.

Nas tratativas e na escritura de compra e venda do imóvel, restou consignado que o imóvel possui 420 m² (quatrocentos e vinte metros quadrados) e que o preço certo e ajustado para essa metragem era de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais). No entanto, Bento ao levar o arquiteto para medidas de praxe e conhecer o lote sobre o qual o projeto seria construído, foi surpreendido ao ser informado que o imóvel contava apenas com 365m² (trezentos e sessenta e cinco metros quadrados) e que o projeto idealizado não poderia ser construído naquele lote.

Sobre a hipótese narrada, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • O ruim é que todos iriam acertar a questão. Então não seria meu sonho. Hehehe!

  • Você e todos os seus concorrentes... rsrsrs

  • GABARITO: B.

    A resposta está prevista no art. 500 do Código Civil, que trata da venda ad mensuram, aquela em que a dimensão do imóvel é requisito essencial para a compra e venda:

    CC, Art. 500. Se, na venda de um imóvel, se estipular o preço por medida de extensão, ou se determinar a respectiva área, e esta não corresponder, em qualquer dos casos, às dimensões dadas, o comprador terá o direito de exigir o complemento da área, e, não sendo isso possível, o de reclamar a resolução do contrato ou abatimento proporcional ao preço.

    A questão deixa claro que o comprador precisava da área total inicialmente estipulada para a construção que pretendia, tanto é que ele ressaltou que o lote para construção do projeto deveria contar com, no mínimo, 420 m² . Por isso, é evidente que a área era requisito essencial para a compra e não somente enunciativa, fazendo jus o comprador às soluções previstas no art. 500 do CC.

  • DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

    Da Compra e Venda

    Art. 500, CC.

    Gabarito: B

  • CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL: Quando se compra um imóvel, no instrumento de compra e venda bem como na escritura do imóvel, está discriminado o tamanho do imóvel, isto é, as medidas e as extensões. Contudo, caso seja você um comprador cri cri, ou, o Celso Russomano, for medir o imóvel e descobrir que o tamanho é menor do que consta na escritura, o Artigo 500 do Código Civil possibilita o direito de complemento da área, ou, se não for possível este complemento, a rescisão do contrato, ou, o abatimento do valor, até mesmo porquê, se fosse maior do que comprou, DÚVIDO QUE VOCÊ IRIA RECLAMAR!!!

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na prova da OAB.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 490 mapas mentais para prova da OAB.

    Link: https://go.hotmart.com/W62298174Y

     Estude 10 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões sobre o assunto de cada mapa mental estudado.

    → Em 45 dias você terá estudado os 490 mapas e resolvido aproximadamente de 5000 questões.

    Faça esse procedimento e seu aproveitamento melhorará em até 85%!

  • Bento tem o direito de exigir o complemento da área faltante, e, caso não seja possível, tem a faculdade de rescindir o contrato ou pedir pelo abatimento do preço de acordo com a metragem correta do imóvel.

    NOS TERMOS DO ART. 500 CC/02