SóProvas


ID
5624089
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Sueco, apesar de muitos anos vivendo no Brasil, não tem o Português como sua língua materna. Ele ainda comete desvios em relação à Língua Portuguesa. Identifique os erros de concordância no discurso proferido por ele.
A maioria dos meus vizinhos (1) concordam que eu sou muito precavido, só porque na entrada da minha fábrica, há algumas placas que dizem: “É (2) proibida a entrada” e “não é (3) permitido permanecer neste local sem os acessórios de segurança”.

Alternativas
Comentários
  • Nada a ver essa sua exclusão apenas porque tem o termo "Serra" a única maneira de acertar a questão era de fato saber que, dentre as questões, o único planalto sedimentar típico, localizado na região Nordeste é a Chapada do Araripe

  • Nada a ver essa sua exclusão apenas porque tem o termo "Serra" a única maneira de acertar a questão era de fato saber que, dentre as questões, o único planalto sedimentar típico, localizado na região Nordeste é a Chapada do Araripe

  • Eu não identifiquei erro de concordância nas orações. Marquei a letra A pensando que talvez o IBFC não aceite a concordância verbal atrativa. Aliás, também não sei se entendi muito bem a formulação das opções....eu pressupus que "Há concordância" significa que está certo....

  • Sobre a frase 1, não existe concordância comum entre os gramáticos. Para Celso Cunha, a frase 1 estaria correta, pois expressão partitiva, o verbo vai para o plural ou singular.

  • Não há concordância no termo 1, tendo em vista que o núcleo de "a maioria dos meus vizinhos" está no singular. Pra você entender, faça a seguinte pergunta: a quem o verbo "concordam" está se referindo? aos vizinhos ou ao termo "a maioria"? logicamente, ao termo "a maioria", que, inclusive está no singular. logo, o verbo "concordam" deveria tbm está no singular: "a maioria dos meus vizinhos concorda que eu sou muito precavido"

  • concordância opicional com: Maioria.

  • Questão maliciosa. Mais difícil entender o que a banca quer do que verificar erros de concordância.

    A II e III certamente estão de acordo com a norma. Embora a III não esteja errada, entende-se que a banca requer as de concordância com o núcleo do sujeito. Veja:

    “É (2) proibida a entrada” A entrada é proibida. Sujeito com determinante no feminino ligado perfeitamente ao seu predicado com verbo no singular

    “não é (3) permitido permanecer neste local" Permanecer neste local não é permitido Sujeito oracional exige verbo e seu predicado no singular.

    Na I está a malícia.

    A maioria dos meus vizinhos (1) concordam

    O núcleo do sujeito é maioria. Neste caso, não houve concordância com o núcleo do sujeito, que é o que a questão requer. Não se trata aqui de a concordância atrativa ou com termo partitivo estar correta, errada ou ser opcional, mas sim de concordar ou não com o núcleo do sujeito.

    Gabarito A

  • Todas as alternativas estão corretas. Alguém sabe se foi anulada?

  • pegadinha isso
  • acho que cabe recurso ...

    A regra de expressões partitivas é clara : ou concorda com o núcleo da expressão ou concorda com o determinante

    (uma parte de / a maioria de / uma porção de / a metade de)

    logo = A maioria dos meus vizinhos concordam (a concordância está feita com o determinante)

  • pegadinha maliciosa
  • acho que ele quer saber quais são as regras que se relacionam.... 2 e a 3 é a regra do É PROIBIDO E É PROIBIDA A ENTRADA ..... A 1 se refere a regra dos partitivos e não se relaciona.... ahhhhh isso não existe...... total falta de noção .....achp que é isso .... pois todas estão corretas....

  • O comando da questão é confuso.

  • Alguém entendeu isso ??

  • A maioria dos meus vizinhos (1) concordam que eu sou muito precavido, só porque na entrada da minha fábrica, há algumas placas que dizem: “É (2) proibida a entrada” e “não é (3) permitido permanecer neste local sem os acessórios de segurança”.

    Quando falam em concordância, há dois tipos: Nominal e Verbal.

    O item I está incorreto, pois a palavra em destaque concorda com o núcleo do sujeito "A maioria", logo o correto é: "concorda"

    O item II está correto pois a palavra em destaque concorda com o sujeito "a entrada"

    O item III está correto pois a palavra em destaque concorda com o sujeito oracional "permanecer neste local sem os acessórios de segurança”

  • acertei mas só Deus sabe como

  • A maioria concorda (ok)

    Meus vizinhs concordam (ok), não estaria certo??

  • a maioria dos meus vizinhos ... está especificado, acredito que estaria ok.

  • A questão foi ANULADA PELA BANCA em 14/03/2022 !!!!!

    Depois de muito procurar uma explicação para essa questão, só encontrava justificativas confusas. Fui no site oficial da IBFC e vi que eles anularam: https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/381