Para Maximiano (2004, p.269) motivação para o trabalho é o um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho.
Já Desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com aplicação de algum esforço. O desempenho é positivo quando o resultado beneficia a própria pessoa, o grupo do qual ela participa, um cliente ou a organização na qual trabalha [...].O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa ou objetivo é influenciado por forças chamadas motivos. São as forças que produzem a motivação para o trabalho (MAXIMIANO, 2004, p.269)
A motivação para o trabalho é uma combinação entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente (motivos externos).
Assim, os motivos internos serão as necessidades, aptidões, valores e outros, algo intrínseco ao próprio sujeito, enquanto que os motivos externos, como o próprio nome já diz, serão resultados de estímulos e incentivos externos, do ambiente.
Todos esses motivos combinam-se de forma complexa para influenciar o desempenho.
Leia mais:
Gabarito: A
Dois conceitos importantes para motivação:
Daft ressalta que a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo.
Maximiano, por sua vez, explica que “a motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente (motivos externos).”
Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas. Ou seja, são os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica.
Por sua vez, os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas. São motivos externos todas as recompensas e punições oferecidas pelo ambiente.”
Portanto, os motivos internos e os motivos externos combinam-se de forma complexa para influenciar o desempenho.