SóProvas


ID
5633770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   No mundo de hoje, as telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico; são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas. Isso será ainda mais verdade no mundo de amanhã.
  A importância das telecomunicações ficou evidente nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010. As tecnologias da comunicação foram utilizadas para coordenar a ajuda, otimizar os recursos e fornecer informações sobre as vítimas, das quais se precisava desesperadamente. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) e os seus parceiros comerciais forneceram inúmeros terminais satélites e colaboraram no fornecimento de sistemas de comunicação sem fio, facilitando as operações de socorro e limpeza.
  Saúdo essas iniciativas e, de um modo geral, o trabalho da UIT e de outras entidades que promoveram o acesso à banda larga em zonas rurais e remotas de todo o mundo.
 Um maior acesso pode significar mais progressos no domínio da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Internet impulsiona a atividade econômica, o comércio e até a educação. A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.
  Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente.  

Ban Ki-moon (secretário-geral das Nações Unidas). 
Pronunciamento acerca do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. 
17 de maio de 2010. Internet: <unicrio.org.br> (com adaptações).  

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir. 


No último parágrafo, a expressão “Ao passo que” estabelece uma relação de proporcionalidade entre as orações que formam o período. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto.

    Conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada em que mencionamos um fato realizado para realizar-se simultaneamente com o da oração principal. À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (no sentido de mais), quanto mais... (no sentido de tanto mais), quanto mais...

  •  Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente. Tente sempre trocar pela conjunção A medida que.

    Conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada em que mencionamos um fato realizado para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.

    À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (no sentido de mais), quanto mais... (no sentido de tanto mais), quanto mais... (no sentido de menos), quanto menos... (no sentido de menos), quanto menos... (no sentido de tanto menos), quanto menos (no sentido de mais), quanto menos (tanto mais).

    Exemplos:

    • À medida em que o tempo passava, confortava-se.
    • Não gostava da sogra, quanto mais da cunhada.

  • Ao passo que/ à medida que/ à proporção que essas inovações se tornam mais importantes...

  • Gabarito: certo

    Solicita-se julgamento da assertiva:

    "No último parágrafo, a expressão “Ao passo que” estabelece uma relação de proporcionalidade entre as orações que formam o período."

    A expressão "ao passo que" é locução conjuntiva proporcional, e como tal introduz oração subordinada de valor proporcional em relação a oração imediatamente anterior.

    "A vontade de Pedro se esvaía ao passo que aquela situação ficava mais difícil."

    A relação, por óbvio, é de proporcionalidade.

  • SUBSTITUI POR À MEDIDA QUE, DEU CERTO! CORRI PRO ABRAÇO..

  • Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente.  

    Ao passo que/ à medida que/ à proporção que  são conjunções de proporcionalidade.

    Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes,  mais urgente é a necessidade de diminuir a desigualdade tecnológica.

    = noção de proporcionalidade

    Gabarito: correto

  • É essencial não confundir "à medida que" com "na medida em que". esta introduz orações causais e equivale a "visto que, já que", enquanto aquela é essencialmente proporcional e equivale a "à proporção que". Rodrigo Bezerra, 8° edição.
  • CORRETA

    A locução “ao passo que” é, muitas vezes, classificada como uma conjunção subordinativa proporcional. Ou seja, ela equivaleria às formas “enquanto”, “à medida que” e “à proporção que”. Confira os seguintes exemplos:

    “A fúria da carreira crescia ao passo que os fugitivos se embrenhavam na maior espessura da floresta.” (Alexandre Herculano, Lendas e narrativas, p. 212)

    Além desse significado, a loução também pode ser empregada, por vezes, como uma conjunção coordenativa adversativa, semelhante a “mas”, “entretanto”, “contudo” etc. Observe:

    “[…] o pai ficou totalmente consternado e morto, ao passo que a filha sentiu a alma respirar livremente […].” (Machado de Assis, Iaiá Garcia).

    Fonte: https://blog.flaviarita.com/ao-passo-que-significado-e-formas-de-uso/#.Yj3vnOfMLIV

  • Dica

    Na medida em que= causal

    A medida que= proporcional