SóProvas


ID
5634571
Banca
UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 15

FRAGMENTO DO CAPÍTULO VII DE O GUARANI



JOSÉ DE ALENCAR | José Martiniano de Alencar nasceu em Messejana, Fortaleza, Ceará, em 1 de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1877. Romancista, teatrólogo, poeta, advogado, jornalista, político, orador. É o patrono da cadeira n. 23 da Academia Brasileira de Letras, por escolha de Machado de Assis.



A PRECE



      A tarde ia morrendo. O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas, que iluminava com os seus últimos raios. A luz frouxa e suave do ocaso, deslizando para verde alcatifa, enrolava- -se como ondas de ouro e de púrpura sobre a folhagem das árvores. Os espinheiros silvestres desatavam as flores alvas e delicadas; e o ouricuri abria as suas palmas mais novas, para receber no seu cálice o orvalho da noite. Os animais retardados procuravam a pousada, enquanto a juriti, chamando a companheira, soltava os arrulhos doces e saudosos com que se despede do dia.



      Um concerto de notas graves saudava o pôr-do-sol e confundia-se com o rumor da cascata, que parecia quebrar a aspereza de sua queda e ceder à doce influência da tarde. Era Ave-Maria. Como é solene e grave no meio das nossas matas a hora misteriosa do crepúsculo, em que a natureza se ajoelha aos pés do Criador para murmurar a prece da noite! 



Em relação ao texto 15, assinale a alternativa com a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    trata-se da descrição de um fato( o por do sol ), não tem uma evolução no tempo, é estático, tudo acontece no mesmo instante como em uma fotografia.

      A tarde ia morrendo. O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas.....

    Os animais retardados procuravam a pousada, enquanto a juriti, chamando a companheira,....

    tudo( as ações) ocorre no mesmo instante.