SóProvas


ID
5640496
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item no que se refere à correção gramatical do trecho apresentado e à adequação da linguagem à correspondência oficial. 


Solicito o encaminhamento dos alunos abaixo relacionados para avaliação de uma equipe multidisciplinar dado os problemas de aprendizagem identificados em sala de aula, informando por oportuno, que já requis a citada avaliação desde o primeiro bimestre, mas o encaminhamento não foi feito.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que seja "já requeri"

  • Solicita-se ...
  • Solicito o encaminhamento dos alunos abaixo relacionados para avaliação de uma equipe multidisciplinar dado os problemas de aprendizagem identificados em sala de aula, informando por oportuno, que já requis a citada avaliação desde o primeiro bimestre, mas o encaminhamento não foi feito.

    Gab. E

  • Vamos lá, o que está expresso no Manual:

    Recomendações:

    • a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade;
    • o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário;
    • a consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto. 

    Logo, esse já requis não está em concordância com as recomendações, certo?

    Gabarito: errado

    A vontade não permite indisciplina.

  • Solicito o encaminhamento dos alunos abaixo relacionados para avaliação de uma equipe multidisciplinar dado os problemas de aprendizagem identificados em sala de aula, informando por oportunoque já requis a citada avaliação desde o primeiro bimestre, mas o encaminhamento não foi feito.

    Dados os ( particípio concorda em número e gênero com substantivo a que se refere)

    Requeri ( conjugação do verbo "requerer no pretérito perfeito do indicativo: requerer é diferente de querer)

    Outra observação, não sei se estou errado, é a separação entre verbo e objeto: Para mim seria correto assim: "informando, por oportuno, que já requeri"[...]. Acredito que "por oportuno" deveria estar entre vírgulas para não separar o verbo de seu complemento.

    Em relação à primeira pessoa "solicito" não há impedimento em utilizar. O que não se pode é utilizar primeira pessoa e no teor do texto existir impessoalidade. Mas a primeira pessoa do singular ou plural não necessariamente deixa o texto incorreto.