SóProvas


ID
5641684
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo refere-se à questão.


COP26 fracassa

    
    A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) foi encerrada oficialmente ontem em Glasgow (Escócia). Os primeiros rascunhos de um acordo global ficaram muito aquém das expectativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da maioria dos cidadãos dos 193 países participantes.

    Após 12 dias de conversações, faltaram entendimentos e acertos para evitar que haja uma alta de 1,5ºC na temperatura do planeta até 2030 — 10 anos antes da previsão inicial.

      [...]

    Mantido o atual ritmo de aquecimento, o mundo estará entre 2,4% e 2,7% mais quente no fim do século. Conter o avanço do aquecimento global implica revisão dos modelos econômicos de produção e consumo, com rápida migração para uma economia verde.

    A indústria automobilística teria que acelerar uma profunda alteração na linha de produção, substituindo os combustíveis fósseis por outras fontes de energia para a movimentação dos veículos.

    As políticas ambientais, por sua vez, deveriam se voltar à preservação e recomposição das florestas, sobretudo as tropicais, que têm capacidade de absorção de gás carbônico (CO2), um dos grandes vilões do aquecimento, ao lado da queima de carvão e dos gases lançados pelos veículos na atmosfera.

    Embora, no discurso, os líderes mundiais concordem com a necessidade de conter o aquecimento global, os aspectos econômicos e financeiros pesam na tomada de decisões. Os países em desenvolvimento cobram promessas de financiamento das nações mais ricas. Por sua vez, os desenvolvidos não cumprem o que foi acordado. O impasse está estabelecido.

    Países, como o Brasil, com grandes reservas de petróleo evitam os debates sobre a eliminação do combustível fóssil. Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo, têm sérias divergências no campo comercial e resistem quanto à revisão dos meios de produção.

    Enquanto os chefes de Estado se distanciam do que deveria ser ponto de convergência — a defesa do planeta e de todas as vidas que nele habitam —, a natureza segue em seus desarranjos que, na avaliação dos cientistas, são catastróficos e ameaças concretas à perenidade da humanidade. A falta de consenso pode, e os sinais são claros, levar o mundo para uma caminho sem retorno.


Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/11/4962895-cop26-fracassa.html. Acesso em: 30 nov. 2021. (Texto modificado).

Assinale a alternativa que NÃO contém um argumento que sustenta a tese de que a COP26 fracassou.

Alternativas
Comentários
  • Letra D - A indústria automobilística e as políticas ambientais precisam ser modificadas quanto ao uso de combustíveis fósseis e emissão de CO2.

  • D-"A indústria automobilística e as políticas ambientais precisam ser modificadas quanto ao uso de combustíveis fósseis e emissão de CO2.(errado)

  • A alternativa que NÃO contém um argumento que sustenta a tese de que a COP26 fracassou.

    D) A indústria automobilística e as políticas ambientais precisam ser modificadas quanto ao uso de combustíveis fósseis e emissão de CO2. - essa informação mostra que algo deve ser feito e é um consenso, difere dos outros que realmente explicitam um fracasso.

    veja:

    A Não houve concordância e ajustes (fracasso) em relação ao aumento da temperatura do planeta num futuro próximo.

    B Os aspectos econômicos e financeiros interferem nas negociações (outro fracasso) em torno de políticas que evitem catástrofes ambientais.

    C Os líderes mundiais concordam com a necessidade de mudanças, mas a convergência não se traduz em prática (fracasso) efetiva.

  • Não e mencionado no texto sobre co2 por isso que a alternativa D está errada

  • Mas se a indústria e a política têm que ser modificadas, isso não é uma falta, um fracasso? Não houve nenhum momento do texto em que se diz que isso foi prometido ou pactuado, eu vejo isso como uma falta.

    Por que a letra A estaria certa? Não vi no texto falta de consenso em relação ao aumento da temperatura, o autor até ressalta que todo mundo concorda que vai ser ruim. Pode ter falta de ajustes, mas houve concordância.

    Se alguém tiver paciência pra me explicar, agradeceria muito!

  • ctrl+v e ctrl +c do colega ai

    Não houve concordância e ajustes (fracasso) em relação ao aumento da temperatura do planeta num futuro próximo.

    Os aspectos econômicos e financeiros interferem nas negociações (outro fracasso) em torno de políticas que evitem catástrofes ambientais.

    Os líderes mundiais concordam com a necessidade de mudanças, mas a convergência não se traduz em prática (fracasso) efetiva

    D) D) A indústria automobilística e as políticas ambientais precisam ser modificadas quanto ao uso de combustíveis fósseis e emissão de CO2. (não é um farcasso e sim uma sugestão)

  • Creio que a letra "A" está errada.

    TRECHO DO TEXTO

    "faltaram entendimentos e acertos para evitar que haja uma alta de 1,5ºC na temperatura do planeta"

    ALTERNATIVA

    "A - Não houve concordância e ajustes em relação ao aumento da temperatura do planeta num futuro próximo."

    Realmente não houve concordância e ajustes em relação ao aumento da temperatura do planeta, o que a reunião visava era que todos os líderes concordassem em fazer esforços para evitar o aumento de 1,5 ºC. Jamais chegar ao entendimento sobre o aumento da temperatura do planeta.

    Alguém ajuda aí PF