SóProvas


ID
5644423
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para "rebocar" a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa "Arquitetura Expressionista", feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho - arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do século XX.


(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico - Fundo Memória da Cidade - Blumenau - Arquitetura - cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina, p.22-4). Disponível em: 0 ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10. Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]

Assinale a alternativa que contém um verbo utilizado no texto no pretérito perfeito do indicativo:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer que assinalemos a alternativa que contém um verbo utilizado no texto no pretérito perfeito do indicativo. Vejamos:

     .

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    A) Existia.

    Errado. "Existia" está no pretérito imperfeito do indicativo: "eu existia, tu existias, ele existia, nós existíamos, vós existíeis, eles existiam".

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    B) Teve.

    Certo. "Teve" está no pretérito perfeito do indicativo: "eu tive, tu tiveste, ele teve, nós tivemos, vós tivestes, eles tiveram".

     .

    C) Tinham.

    Errado. "Tinham" está no pretérito imperfeito do indicativo: "eu tinha, tu tinhas, ele tinha, nós tínhamos, vós tínheis, eles tinham".

     .

    D) Adotavam.

    Errado. "Adotavam" está no pretérito imperfeito do indicativo: "eu adotava, tu adotavas, ele adotava, nós adotávamos, vós adotáveis, eles adotavam".

     .

    E) Eram.

    Errado. "Eram" está no pretérito imperfeito do indicativo: "eu era, tu eras, ele era, nós éramos, vós éreis, eles eram.

     .

    Gabarito: Letra B