-
Segundo House (1977) o termo Liderança Carismática é utilizado para definir qualquer líder que tenha os efeitos carismáticos em um grau excepcionalmente alto.
House afirma que a liderança carismática esta muito mais ligada com o emocional do que com o racional. Pensando por essa maneira, cabe o alerta, tudo em exagero pode se tornar prejudicial. Se bem aplicada, esse estilo de liderança garante um colaborador alegre, motivado, devoto ao seu líder.
Segundo o autor, existem três características básicas para o líder carismático:
elevada auto-confiança;
domínio e
convicção na integridade moral de suas crenças.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/lideranca-carismatica/30421/
-
III – A liderança carismática torna-se mais eficaz nos níveis mais altos da administração ou em momentos de grande crise ou incertezas. CORRETA
sinceramente, não sei dizer se está certa ou errada. Os autores divergem.
_________
De acordo com Robbins (2005), nem sempre a liderança carismática consegue eficiência na equipe quando possui uma ideologia ou quando o ambiente envolve um grau de incerteza ou tensão. Exemplo: políticos em tempos de guerra, empresas em crise.
_________
(...) Por fim, sobre as características constextuais que propiciam a influência carismática, há razoável consenso de que situações de crise e dificuldade são favoráveis. Fonte: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil - 2.ed. - José C. Zanelli, Jairo E. Borges-Andrade, Antonio V. B. Bastos.
-
LIDER CARISMÁTICO - I, III e IV. - LETRA E.
I – O líder carismástico consegue articular claramente uma visão, demonstra confiança em seus seguidores, sustenta uma imagem de convicção em si mesmo e no valor das metas que propõe. (CERTO)
II – O líder TRANSACIONAL realiza trocas com seus liderados sob forma de recompensas contingentes, pela correção dos desvios das regras e intervindo quando os padrões não são alcançados.
III – A liderança carismática torna-se mais eficaz nos níveis mais altos da administração ou em momentos de grande crise ou incertezas. (CERTO)
IV – A liderança carismática deriva das habilidades pessoais e das atitudes do líder, transmitindo pelo exemplo e modelação o caminho para a consecução da visão que propõe. (CERTO)