SóProvas


ID
565222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo acerca da distinção entre clima organizacional e cultura organizacional.

I – O conceito de cultura organizacional se tornou um tema frequente nos estudos de Psicologia Organizacional antes do conceito de clima organizacional, tendo sido popularizado na década de 60, com base nos estudos de Kurt Lewin.

II – Quando o pesquisador considera os dois constructos teóricos, o conceito de cultura organizacional fornece explicações sobre as causas das práticas organizacionais, especificando seus valores simbólicos, ao passo que o conceito de clima organizacional é um conceito mais descritivo acerca do que as pessoas percebem sobre a organização em termos de práticas, políticas e procedimentos.

III – Conceitualmente, o clima organizacional é palco de controvérsias entre a abordagem objetiva e a abordagem perceptiva de sua natureza,ao passo que as diversas leituras do conceito de cultura organizacional derivam das diferentes disciplinas que influenciam sua construção.

IV – A liderança possui um importante papel tanto para o clima organizacional quanto para a cultura organizacional, sendo que,no primeiro caso, na medida em que uma de suas funções é a transmissão do significado do que se percebe no seio da organização e, no segundo caso, na medida em que a liderança sustenta uma visão e divulga os valores a serem compartilhados.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Ou voce estudou esse assunto e responde a questão, ou só com ajuda de eimanja, deus, alá, jeová, querubim, saturno... Ogum, lucifer ou seja lá o que for pra acertar essa questão. 

    Já começa pela alternativa I... se não souber quem surgiu primeiro cultura ou clima, já começa errando, se não souber que foi o criador do termo, já pode errar. 
  • "A ideia de que grupos e organizações possuem um clima ou uma cultura remonta a Lewin, Lippitt e White (1939), para quem o comportamento humano pode ser um produto das características da pessoa e de seu ambiente psicológico (Glick, 1985)". (Medidas do comportamento organizacional).