SóProvas


ID
56524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.

A organização e a classificação dos documentos de uma organização devem ser feitas por tipo documental.

Alternativas
Comentários
  • Independente do tipo de arquivo que se deseja trabalhar e da instituição na qual se encontra este setor de arquivo, deve-se primeiramente conhecer a empresa, identificando os diversos setores e a hierarquia objetivando determinar os tipos de documentos e seu fluxo na organização.
  • Não é possível identificar determinado sistema como sendo o mais adequado, sem antes conhecer a documentação a ser tratada. Em suma, o melhor método de arquivamento dependerá exclusivamente das características dos documentos em questão.
  • Existem diversas classificações que podem usadas depois de analisado qual melhor se adequa.

  • São classificados por genero e espécie.

  • Deve ser feito um levantamento sobre a instituição, como organograma, regimento interno e estatuto, juntamente com o acervo da própria organização. Depois uma análise dos dados que foram levantados , daí surge o diagnostico da instituição e esse gera os instrumentos de gestão que gera o plano de classificação + a tabela de temporalidade.
  • Meu comentário:

    O tipo documental relaciona-se com o nível de descrição série. Um plano de classificação é composto por vários níveis de descrição, por isso a questão erra ao afirmar que a organização e a classificação dos documentos de um organização devem ser feitas por tipo documental. A organização e a classificação arquivísticas devem ser feitas por estrutura multinível, partindo do geral para o particular. Dessa forma: Fundo; subfundo; classe; subclasse; série (tipo documental); iten documental. 
  • Existem varios tipos de classificação : gênero, especie\tipo, forma, formato e natureza. 
    Não é possível identificar determinado sistema como sendo o mais adequado, sem antes conhecer a documentação a ser tratada e a empresa.
  • CUIDADO! 

    Gênero, natureza, espécie são CARACTERÍSTICAS DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS e não CLASSIFICAÇÃO!

    CLASSIFICAÇÃO é uma das atividades de protocolo assim descrita: é uma operação intelectual que consiste em analisar e determinar o assunto de um documento. Determinado o assunto, deve-se escolher, conforme o código de classificação de docs. de arquivo adotado, a categoria na qual o documento será classificado, atribuindo-lhe o respectivo código numérico de referência, que permitirá recuperá-lo posteriormente.

    Portanto, não podemos confundir CARACTERIZAÇÃO com  CLASSIFICAÇÃO!

     
  • Os comentáriosde DOUGLAS DOS SANTOS MIRANDA são os melhores!
  • A organização e classificação de documentos devem ser feitas de acordo com o assunto, função ou estrutura da instituição.

  • Errado!

    Entendo que a questão erra ao afirmar "devem ser feitas por tipo documental", quando na verdade não existe obrigatoriedade.

  • Errado, pois para classificarmos um documento temos que saber o tipo de atividade na qual a instituição trabalha, e não o tipo do documento.

  • GEORGES!

    Cuidado você também viu. Antes de afirmar algo de maneira categórica deve-se analisar a forma que as bancas entendem.

    Na questão abaixo o Cespe admite o Gênero como uma classificação e não Característica, portanto tenha calma antes de tornar algo absoluto.

    Q557898 - CESPE- 2015:Documentos cartográficos, filmográficos, textuais e informáticos são exemplos de classificação de documentos quanto ao gênero. CERTO

  • A organização deve começar com um levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento e, por fim, inspeção e acompanhamento 

  • # Algumas questões do CESPE a respeito do que deve ser levado em consideração na classificação de documentos de arquivo:

     

     

    [Q18839] CESPE, STJ, 2008:

    A organização e a classificação dos documentos de uma organização devem ser feitas por tipo documental. – ERRADO

     

    [Q315938] CESPE, SERPRO, 2013:

    O reconhecimento da espécie documental é um elemento fundamental para a correta classificação de um documento de arquivo. - ERRADO          

     

    [Q557898] CESPE, FUB, 2015:

    Documentos cartográficos, filmográficos, textuais e informáticos são exemplos de classificação de  documentos quanto ao gênero. - CERTO

            

    [Q290238] CESPE, TRE-MS, 2013:

    A classificação de documentos arquivísticos

     a) é a ação física de acondicionar os documentos a partir do plano de classificação.

    b) é determinada pelas espécies de documentos.

    c) deve ignorar os princípios da proveniência e de respeito à ordem original.

    d) é uma atividade intelectual voltada para o agrupamento dos documentos a partir das funções e atividades geradoras desses documentos. (GABARITO: D)

    e) é a disposição dos documentos dentro das divisões estabelecidas no instrumento de descrição.
     

     

    Logo, a meu ver, pode-se concluir dessas questões que segundo o CESPE:

    - A classificação não leva em conta o tipo.

    - A classificação não leva em conta a espécie.

    - A classificação leva em conta o gênero.

    - A classificação leva em conta as funções e atividades.

  • A organização e a classificação dos documentos de uma organização devem ser feitas por GENERO E PELAS FUNÇÕES E ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO.

  • Cespe/2005 A escolha do método de arquivamento possui uma relação direta com as atividades funcionais da organização a que se destina, pois precisa atender às necessidades da mesma.