SóProvas


ID
5659984
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
SETEC Campinas
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.



      Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. A vida já é um caos, e por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. No dia a dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos, e de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse.

      Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente é ele, pobre dele! Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e ponto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselhos para tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?

      Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor ideia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm porque se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo o que é mais difícil é mais gostoso, mas ... a realidade já é dura, piora se for densa. Dura, densa e bem ruim.

      Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir ... Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche.



(JABOR, Arnaldo. A idiotice é vital para a felicidade. Adaptado). 

Assinale a alternativa cujo uso pronominal entre parênteses substitui, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, o termo destacado. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    A) Quem disse que é bom “dividirmos a vida” com alguém que tem conselho para tudo. (dividirmo-la) V

    B) Aliás, “entregue os problemas” nas mãos de Deus. (lhes entregue) X

    entregar (VTD) entregue-os

    C) Gente que fica perdida quando “acabam os problemas”. (acabam-lhes) X

    acabar (VTD)

    D) “Deixe a seriedade” para as horas em que ele é inevitável. (Deixe-na) X

    Deixe-a

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • a) Quem disse que é bom “dividirmos a vida” com alguém que tem conselho para tudo. (dividirmo-la)

    Correto. Sendo o complemento verbal direto "a vida", o pronome a ser usado é "a", que muda para "la" quando posto enclítico ao verbo "dividirmos". Convém ainda citar: deve ser suprimido o "s" da desinência número-pessoal do verbo. Daí resulta em "dividirmo-la";

    b) Aliás, “entregue os problemas” nas mãos de Deus. (lhes entregue)

    Incorreto. Sendo o complemento verbal direto, o pronome a substituir o objeto "os problemas" deve ser "os": "entregue-os nas mãos de Deus";

    c) Gente que fica perdida quando “acabam os problemas”. (acabam-lhes)

    Incorreto. Sendo o verbo "acabar" intransitivo, não há como trocar "os problemas" por "lhes", "os", "as" ou quaisquer pronomes oblíquos átonos, visto que "os problemas" é o sujeito da forma verbal "acabam". Obs.: todos os demais comentários que classificam esse verbo em transitivo direto incorrem em erro. O verbo está no plural (acabam) porque "os problemas" é seu sujeito. Reordenando: "Gente que fica perdida quando os problemas acabam";

    d) “Deixe a seriedade” para as horas em que ele é inevitável. (Deixe-na)

    Incorreto. As formas "na(s)" e "no(s)" só se põem quando os verbos terminam em ditongo nasal (-am, -em, -õe, etc.). Tendo em vista que o verbo "deixar" não finda em ditongo nasal, é incabível a forma "na". Esta deve ser trocada apenas pelo pronome átono "a": deixe-a.

    Letra A

  • GABARITO CORRETO LETRA A

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso dos pronomes oblíquos como complemento verbal. Vejamos:

    Em verdade, o que devemos saber para acertar a maioria destas questões é a seguinte informação:

    Me, te, se, nos, vos, lhe⇨ complementam verbos transitivos indiretos, substituindo o objeto indireto.

    O, a, os, as⇨ complementam verbos transitivos diretos não terminados em r, s, z ( se terminados por essas consoantes, devem ser substituídos por "la, las, lo, ou los"), ou se terminados em am, -em, -ão, -õe (e terminados por essas consoantes, devem ser substituídos por "na, nas, no, nos") substituindo o objeto direto.

    Ex: Deu o almoço ao rapaz= Deu-lhe o almoço.

    Ex: Gostaria de ver as pessoas= gostaria de vê-los.

    Ex: Convidei a moça= convidei-a.

    Ex: Apagaram as luzes. = Apagaram- nas.

    Sabendo isso, iremos analisar cada assertiva. Vejamos:

    a) Correta.

    Quem disse que é bom “dividirmos a vida” com alguém que tem conselho para tudo. (dividirmo-la)

    O verbo "dividir" exige um complemento sem preposição, assim, o pronome que o complementa serve como objeto direto e como o seu final é terminado em S, o correto é "dividirmo-la". Portanto, esta assertiva está perfeita.

    b) Incorreta.

    Aliás, “entregue os problemas” nas mãos de Deus. (lhes entregue)

    O verbo "entregar" exige um complemento sem preposição, assim, o pronome que o complementa serve como objeto direto e como o seu final é terminado em vogal, o correto é "entregue-os".

    c) Incorreta.

    Gente que fica perdida quando “acabam os problemas”. (acabam-lhes)

    O verbo "acabar" exige um complemento sem preposição, assim, o pronome que o complementa serve como objeto direto e como o seu final é terminado em AM, o correto é "acabam-nos".

    d) Incorreta.

    Deixe a seriedade” para as horas em que ele é inevitável. (Deixe-na)

    O verbo "deixar" exige um complemento sem preposição, assim, o pronome que o complementa serve como objeto direto e como o seu final é terminado em vogal, o correto é "deixe-a".

    Gabarito: A

  • Fica estranha a pronuncia, mas é isso mesmo.

    dividirmo-la tá certo.

    pronome certo substituindo objeto direto.