SóProvas


ID
566770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas orientações a um trabalhador com prescrição de dieta leve, em decorrência de um procedimento diagnóstico, devem ser ressaltadas alteração e modificação no preparo de

Alternativas
Comentários
  • Letra D
  • como os comentarios da colega acima são relevantes.....kkkk


    foco,fé e força....
  • odiei a questão .... Resolvi por lógica (tento de tudo...)


    Escrevi num canto todas as alternativas e percebi que uma parte são pratos/estão prontos (grupo 1) e outros o alimento puro (grupo 2).

    grupo 1 - suco, caldo , salada

    grupo 2 - legume, cereais, vegetais, carne, frutas

    Então se você vai orientar o preparo será do grupo 2 ex consumir a carne ou o legume na forma de caldo, frutas sem casca, salada  de frutas, salada de vegetais, suco de frutas, suco de vegetais, etc.. Dai fui eliminando todas as alternativas que apresentavam algo do grupo 1, restou a letra D.  

  • Para uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A dieta leve é usada em casos de pacientes com problemas mecânicos de mastigação, naqueles que apresentam função gastrintestinal moderadamente alterada, no preparo de exames, cirurgias e nos períodos pré e pós-operatório. Portanto, sua consistência deve ser semilíquida, além de hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica. Essa dieta é usada por períodos curtos já que a sua utilização prolongada pode levar a carência de nutrientes. Alimentos permitidos: caldos, sopas, carnes, verduras, legumes (bem cozidos e em forma de purê), arroz, frutas macias, gelatinas e pudins. Principalmente frutas, vegetais e carnes devem estar bem macios, a carne e os vegetais bem cozidos.

    Resposta D.

    Bibliografia

    Krause : alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump, Janice L. Raymond; [tradução Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.
  • Eu fico imaginando, cá com meus botões, o que seria um moderada, ou melhor, uma dieta pesada! kkkkkk