SóProvas


ID
56734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.

R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).

Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.

O MRmps - Modelo de referência para melhoria de processo de software compreende níveis de maturidade e um método de avaliação. Neste modelo a maturidade do processo está organizada em duas dimensões: capacidade e processo. A dimensão de processos é baseada na ISO/IEC 12207. A intersecção destas duas dimensões define a maturidade do processo, que no MRmps possui sete níveis de maturidade. O MPS-BR é um projeto que visa a criação e disseminação do MRmps em empresas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • O Projeto mps Br visa a melhoria de processos de software em empresas brasileiras, a um custo acessível, especialmente na grande massa de micro, pequenas e médias empresas. Tem como objetivo principal definir e implementar o Modelo de Referência para melhoria de processo de software (MR mps).O Modelo de Referência para melhoria de processo de software (MR mps) compreende níveis de maturidade e um método de avaliação.A norma de referência para os processos de ciclo de vida de software no MR mps é a ISO/IEC 12207 conforme sua atualização publicada em 2002. Esta norma pode ajudar as organizações na definição de seus processos pois ela contém uma clara definição da arquitetura, terminologia e responsabilidades inerente a processos. Essa atualização inseriu processos e acrescentou na sua descrição propósito e resultados de implementação o que possibilita a avaliação da capacidade doprocesso.A avaliação das organizações segundo o MR mps deverá ser realizada considerando-se a aderência às áreas de processo estabelecidas para cada nível de maturidade e a adequação das práticas que implementam as áreas de processo. O método de avaliação foi definido com base na ISO/IEC 15504.
  • A referência está aqui:http://www.facilinformatica.com.br/Geral/Noticias.aspx/597Só me resta uma boa fonte para confirmar "organizada em duas dimensões: capacidade e processo." Não sabia que tinha estas duas dimensões e não sabia sobre a intersecção entre elas.
  •  Não encontrei na literatura como o MR mps define o método de avaliação. Creio que a avaliação esteja no método de avaliação. Certo?

  • Galera, onde que o MR-MPS compreende um método de avaliação??
    Essa questão está errada, não?

    O método de avaliação está compreendido no MA-MPS.
  • Realmente ficou muito esquisito dizer que o MR-MPS compreende o Método de Avaliação, se existe o MA-MPS.

  • Percebi que existe uma confusão com essa ideia de onde está o método de avaliação. Até nos PDFs do estratégia eles consideram a avaliação como filho do MR-MPS. Bem, acho que era pra estar errada.