SóProvas


ID
567496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Julgue (C ou E) os seguintes itens, a respeito das relações entre Brasil e Estados Unidos da América (EUA).

A despeito das divergências existentes entre os dois países durante a presidência de George W. Bush, o Brasil apoiou os EUA na chamada guerra contra o terror, deflagrada após os atentados de 11 de setembro de 2001, e na intervenção no Iraque, em 2003.

Alternativas
Comentários
  • Como foi mesmo?

  • Um dos principais principios da Politica externa brasileira é o da não intervenção. Qualquer questão que diga que o Brasil a apoia estará errada.

  • "Em 2003, o Brasil opôs-se à invasão do Iraque por tropas da "Coalition of the Willing", pois não fora autorizada pelo Conselho de Segurança da ONU. Essa posição não decorreu de qualquer simpatia pelo regime baathista – mas, sim, da necessidade de respeito incondicional à Carta da ONU e ao Direito Internacional."

     

    Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/5251-republica-do-iraque

     

    Com relação ao comentário sobre o princípio da não-intervenção, é verdade que ele é forte no direcionamento da PEB, porém devemos lembrar uma exceção que ocorreu durante o governo de Castelo Branco, em que o BR apoiou e participou da intervenção na República Dominicana em 1965.

     

    Uma matéria para relembrar o assunto: http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/em-1965-brasil-se-alinhava-aos-eua-em-intervencao-na-republica-dominicana-16227159

     

  • Alemanhã, França e Brasil se opuseram à intervenção norteamericana no Iraque. A intervenção sobre um terceiro país pode ocorrer sob o amparo da Carta da Nações Unidas quando se tratar de medida amparada pelo CSNU (ou UNSC, em inglês), trata-se do princípio da segurança coletiva.