SóProvas


ID
567544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos ao papel e à importância das coalizões internacionais no marco da política externa brasileira.

O governo brasileiro tem privilegiado o IBAS como foro de consulta e diálogo político a respeito de questões vinculadas à promoção do desenvolvimento e da cooperação internacional e tem evitado envolver-se em questões controversas da política internacional, assumindo ser esse papel reservado a outras instâncias, como o BRIC.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.
    O Fórum IBAS na verdade também é utilizado para discussão de temas polêmicos, tais como a Resolução contra a Síria no Conselho de Direitos Humanoa. O Brasil, antes, de tomar a decisão realizou a consulta, também neste fórum
    .http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110822_siria_cdh_mm.shtml






     

  • ERRADO.


    O IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) é um fórum de concertação política e econômica criado em 2003 pela Declaração de Brasília, o primeiro documento do grupo. A partir de 2006 foram instituídas Cúpulas anuais de Chefes de Estado e Governo do IBAS, sendo a primeira em 2006, em Brasília; a segunda em 2007 em Tshwane; a terceira em Nova Deli em 2009; a quarta em Brasília em 2010 e a última em 2011 em Tshwane.


    Com o passar dos anos o IBAS abarcou diversas iniciativas em 4 áreas principais:

    (I) coordenação política;

    (II) cooperação setorial com 16 grupos de trabalho;

    (III) Fundo IBAS para pobreza e fome;

    (IV) cooperação de outros setores (parlamentos, cortes constitucionais, sociedade civil), etc.


    O item está incorreto porque o IBAS não tem evitado envolver-se em questões de política internacional.


    Em 2011, com a Declaração de Tshwane, os Chefes de Estado e de Governo o IBAS posicionaram-se em relação a Síria, ao mandarem uma delegação em agosto de 2011 para tentar discutir a atual situação no contexto da Primavera Árabe na região. Além disso, o IBAS posiciona-se em relação à Palestina, apoiando a entrada do Estado na ONU e sobre outros assuntos regionais.



    Fonte: 7.000 questões comentadas do CESPE.