SóProvas


ID
567616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A gestão ambiental envolve a discussão relativa ao papel do Estado e à soberania das nações, tendo os Estados o direito soberano de explorar seus recursos, de acordo com as próprias políticas ambientais e desenvolvimentistas, e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de assegurar que as atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente de outros Estados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992,

     

    Reafirmando a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avançar a partir dela,

     

    Com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivíduos,

     

    Trabalhando com vistas à conclusão de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Reconhecendo a natureza interdependente e integral da Terra, nosso lar,

     

    Proclama que:

     

    (...)

     

    Princípio 2

     

    Os Estados, de conformidade com a Carta das Nações Unidas e com os Princípios de Direito Internacional, têm o direito soberano de explorar seus próprios recursos segundo suas próprias políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional.

     

    Fonte: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

  • CERTO.

     

    A gestão ambiental vai muito além da simples “política ambiental”, englobando todo um entendimento relativo aos direitos do Estado sobre os recursos naturais do território. Historicamente, a posição defendida pelo governo brasileiro tem sido a de total poder de decisão sobre suas riquezas naturais e a de não intervenção de outros Estados nessas matérias, que são exclusividade do Estado soberano. A ressalva que se faz diz respeito às consequências ambientais para os países vizinhos, como poluição direta (notadamente das águas de rios e mares), desvios de águas fluviais e outras.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Gabarito: CERTO

     

    Outra questão com mesma temática:

     

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Analista Ambiental

     

    endo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 71 a 80, quanto ao tratamento dado à biodiversidade. 

    Segundo a PNB, as nações têm o direito soberano de explorar os próprios recursos biológicos, de acordo com suas políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e são responsáveis pela conservação de sua biodiversidade e por assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente e à biodiversidade de outras nações ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional. CERTO

     

     

  • A gestão ambiental, por se relacionar com a política ambiental, também trata sobre os direitos e deveres do Estado sobre os recursos naturais do seu território, respeitando a questão da soberania nacional.

    O governo brasileiro, historicamente, tem decidido livremente sobre o uso de suas riquezas naturais e optando, também, por não interferir na gestão ambiental de outros Estados.

    O posicionamento do Brasil só muda nesta questão quando há consequências ambientais entre os países vizinhos, como poluição direta das águas de rios compartilhados com as nações limítrofes.

    Resposta: Certo