SóProvas


ID
569857
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia

Alternativas
Comentários
  • Planejamento – filosofias de elaboração
     
    ?  Satisfação:  fazer  suficientemente  bem,  com  ênfase  na  sobrevivência,  feito  em  pouco
    tempo, custo baixo, baixa capacidade técnica.
    ?  Otimização:  fazer  tão  bem  quanto  possível,  utilizando  objetivos  quantificáveis  e
    técnicas matemáticas;
    ?  Filosofia  de  adaptação:  inovativo  ou  homeostase  para  adaptar  a  mudança,  cuja
    necessidade decorre da falta de eficácia administrativa. O conhecimento do futuro pode
    ser classificado em certeza,  incerteza e  ignorância e cada uma dessas situações  requer
    um tipo diferente de planejamento.    
     
  • Numa outra abordagem, a filosofia organizacional é associada ao planejamento e, de acordo com ACKOFF apud OLIVEIRA (1999), existem três tipos de filosofia de planejamento dominantes, quais sejam:

    Satisfação: preocupação básica - financeira. Pouca ênfase ao orçamento e às suas projeções. Satisfazer é fazer "suficientemente bem", mas não necessariamente "tão bem quanto possível". Nível mínimo. Empresas preocupadas com sobrevivência - mais do que com crescimento ou desenvolvimento.

    Otimização: Planejar. Fazer muito bem. Uso de técnicas matemáticas e estatísticas e modelos de simulação. Limita-se a resolver problemas quantitativos, ignorando os aspectos inerentes aos recursos humanos e à estrutura organizacional da emrpesa

    Adaptação: Denominado também "planejamento inovativo". Fundamento na necessidade de eficácia administrativa e de controles, limitados pelo fator humano, e no conhecimento do futuro, que pode ser classificado em certeza, incerteza e ignorância. Requer, para cada situação, tipo diferentes de planejamento, de comprometimento, contingência ou adaptação. Procura estabelecer equilíbrio (interno e externo) da empresa após mudança. Por isso, também chamada de Homeostase.

    adaptado de <
    http://www.ead.fea.usp.br/Cad-pesq/arquivos/v8-3-art02.pdf>

    O texto, inclusive, é interessante, já que trata de forma resumida de outros tópicos presentes em concursos. Recomendo uma leitura.

    Segue mapa mental para resumir o tópico. Bons estudos.


  • O que define a questão é a ultima afirmação, na qual refere-se ao futuro como incerto, certo e ignorância, pois remete a noção de incerteza característica do planejamento adaptativo. Nesse sentido, Chiavenato apud Ackoff (Administração nos Novos tempos p.194).  traz que: Planejamento conservador. É o planejamento voltado para a estabilidade e para a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro. Planejamento otimizante.É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa. Planejamento adaptativo.É o planejamento voltado para as contingência e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingencias que surgem no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências. Na minha opnião a questão é dúbia, faltou contextualização para definir o que o examinador queria.
    Muito bom o mapa mental postado pelo Fernando.



  • O tipo de planejamento que preocupa-se com controles, com a eficiência administrativa e com as decisões que projetam-se para o futuro com base em diferentes cenários, estabelecendo o conhecimento sobre estes cenários como incerto, certo ou ignorância sobre estes é o planejamento adaptativo. Cabe lembrar que este tipo de planejamento também é conhecido como homeostase.

  • FILOSOFIA DA ADAPTAÇÃO OU PROSPECTIVA/ PLANEJAMENTO INOVATIVO OU HOMEOSTASE

    (EXPLICAÇÃO PARA CHAVE DA QUESTÃO) Essa filosofia baseia-se na suposição de que o principal valor não está nos planos elaborados, mas no processo de elaboração. Supõe que a maior parte da necessidade atual de planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles e que os profissionais são responsáveis pelas confusões. O conhecimento do futuro pode ser classificado em certeza, incerteza e ignorância e cada uma dessas situações requer um tipo de diferente planejamento. (retirado do livro OLIVEIRA,2011) 


    As outras filosofias:


    SATISFAÇÃO/CONSERVAÇÃO/DEFENSIVA: Fazer suficientemente bem, mas não necessariamente tão bem quanto possível. Com ênfase na sobrevivência, realizado em pouco tempo, custo baixo e baixa capacidade técnica.


    OTIMIZAÇÃO/ANALÍTICA: Fazer tão bem quanto possível, utilizando objetivos quantificáveis, técnicas matemáticas e estatísticas para otimizar o processo decisório.


    Com isso vocês respondem as questões da FCC sobre o Tema Filosofias do Planejamento.


  • Adaptação : certeza , incerteza ignorância
  • HOMEOSTASE : O sistema busca equilíbrio.

  • Gabarito: D

  • HOMEOSTASE