SóProvas


ID
569890
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O projeto de determinado analista está no processo de Definição de Escopo e ele acaba de concluir a estrutura analítica do projeto (EAP). É correto, então, concluir que a EAP decompõe as entregas do projeto

I. a um ponto em que é possível utilizar a identificação de alternativas para especificar como as atribuições do nível 2 podem ser feitas.

II. a um ponto em que é possível identificar com facilidades as restrições e premissas do projeto.

III.até o nível do pacote de trabalho, em que é possível documentar a análise do produto.

IV.até o nível do pacote de trabalho, em que as estimativas de custo e tempo podem ser facilmente calculadas e as avaliações de controle de qualidade determinadas.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Decomposição da EAP:

    Decomposição é a subdivisão das entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as entregas do trabalho estejam definidas no nível de pacotes de trabalho.
    O nível de pacote de trabalho é o mais baixo na EAP, é o ponto onde o custo e a duração das atividades para o trabalho podem ser estimados e gerenciados com confiança. O nível de detalhe dos pacotes de trabalho variará com o tamanho e complexidade do projeto.

    Fonte ((Guia PMBOK®) — Quarta Edição - 5.3.2 Criar a EAP: ferramentas e técnicas)
  • Alguem poderia explicar o porque das outras 3 afirmações estarem incorreta?
  • Acho que o erro da III é
    III.até o nível do pacote de trabalho, em que é possível documentar a análise do produto. 

    deveria ser análise do projeto, estou certo?
  • As três alternativas erradas referem-se ao processo Definir o Escopo (5.2):

    I. A identificação de alternativas é uma técnica / ferramenta do processo Definir o Escopo (5.2);
    II. As restrições e premissas do projeto são listadas e descritas na Declaração do Escopo do Projeto, que é uma saída do processo Definir o Escopo (5.2);
    III. A análise do produto é outra técnica / ferramenta do processo Definir o Escopo (5.2);

    O processo Definir o Escopo precede a criação da EAP, fazendo com que as atividades sugeridas nas alternativas tenham de ser executadas ANTES do processo Criar EAP.

    • Estrutura Analítica do Projeto é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de mais fácil gerenciamento.
    • É uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, a fim de alcançar os objetivos e criar as entregas exigidas. Ela mapeia as entregas e os pacotes de trabalho necessários para se obter o produto ou serviço final. Cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada do trabalho do projeto.
    • O Pacote de Trabalho é o nível mais baixo na EAP, é o ponto em que o custo e a duração das atividades para o trabalho podem ser estimados e gerenciados com confiança.
    • No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado do esforço*.
    1. *quantidade de unidades de mão-de-obra necessárias para terminar uma atividade do cronograma ou um componente da estrutura analítica do projeto. Normalmente expresso como equipe-horas, equipe-dias ou equipe-semanas.
    • A EAP representa todo produto e trabalho do projeto (escopo total), inclusive o trabalho de gerenciamento do mesmo. Todo o trabalho nos níveis mais baixos tem que escalar aos níveis mais altos para que nada seja omitido e que nenhum trabalho extra seja executado. Ocasionalmente, isso é chamado da regra dos 100%