SóProvas


ID
57019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.

O arranjo dos documentos de arquivo tem, como fundamentos teóricos, o princípio de respeito aos fundos e o princípio da ordem original ou da ordem primitiva

Alternativas
Comentários
  • O arranjo deve ser baseado na forma administrativa, respeitando o princípio do respect des fonds.
  • Item CERTO

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece a dois importantes princípios: da proveniência e da ordem original.

    O princípio da proveniência dos arquivos (ou princípio de respeito aos fundos): o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    O princípio da ordem original ou da ordem primitiva é a observância do fluxo natural e orgânico com que são acumulados os documentos; é o respeito à organicidade.

  • O princípio da Proveniência é a base teórica, a lei que rege todas as intervenções arquivísticas, ao se respeitar este princípio, o arquivista garante a existência do fundo de arquivo (ou seja, não mistura arquivos oriundos de entidades
    diversas), e é a partir deles que o arquivista pode realizar suas intervenções,sempre reconhecendo o fundo de arquivo como sendo a unidade central nestas operações.

    Alguns autores consideram 2 graus distintos no Princípio da Proveniência ou, ainda, o subdivide em dois princípios diferentes, mas que se encontram implícitos e são intimamente relacionados: o princípio de respeito aos fundos e o princípio de respeito à ordem original.

    O primeiro princípio (ou, segundo alguns, o 1º grau do Princípio da Proveniência) consiste em dizer que os arquivos ou fundos de arquivo de determinada procedência não deve misturar-se com os de outra procedência, ou seja, não mesclar com outros documentos de qualquer natureza. Então, basicamente o princípio do respeito aos fundos é o próprio
    Princípio da Proveniência.

    Já o segundo princípio, de respeito à ordem original (ou, segundo alguns, o 2º grau do Princípio da Proveniência), estabelece que os documentos que compõem estes arquivos ou fundos de arquivo devem manter a classificação e a ordem dada pela própria instituição de origem, dessa forma, refletindo a organização interna da instituição.