SóProvas


ID
571828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de software livre divulgados e defendidos
pela Free Software Foundation (FSF) e pelo projeto Gnu, julgue
os itens seguintes.

Todo programa que possui licença de copyleft é programa que possui copyright.

Alternativas
Comentários
  • O copyleft denomina genericamente uma ampla variedade de licenças que permitem, de diferentes modos, liberdades em relação a uma obra intelectual. Seu nome se origina do trocadilho com o termo "copyright".

  • Discordo do gabarito, no meu entendimento está ERRADO, ou talvez eu não esteja interpretando da maneira correta.

    O Que é Copyleft?

    Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free, em inglês, no sentido de liberdade, e não de “preço zero”) e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.

    O modo mais simples de tornar um programa livre é colocá-lo em domínio público, sem copyright. Isto permite que as pessoas compartilhem o programa e suas melhorias, se elas estiverem dispostas a tal. Mas isto também permite que pessoas não cooperativas transformem o programa em software proprietário. Elas podem fazer modificações, poucas ou muitas, e distribuir o resultado como um produto proprietário. As pessoas que receberem esta forma modificada do programa não têm a liberdade que o autor original havia lhes dado; o intermediário eliminou estas liberdades.

    No Projeto GNU, nosso objetivo é dar a todos os usuários a liberdade de redistribuir e modificar o software GNU. Se algum intermediário fosse capaz de retirar a liberdade, nosso código poderia “ter muitos usuários”, mas ele não os daria liberdade. Então, em vez de colocar o software GNU em domínio público, nós o tornamos “copyleft”. O copyleft diz que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, deve passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. O copyleft garante que todos os usuários tenham liberdade.

    Fonte direto do site da GNU: https://www.gnu.org/licenses/copyleft.html

    Em resumo,

    O copyright é o regime padrão de direito autoral, com a criação de monopólios, limitação de acesso ao código fonte e obstáculos à inovação;

    O copyleft é o regime de livre acesso ao código fonte, tendo, como agentes, programadores insatisfeitos com o direito autoral tradicional. Como consequências individuais, o copyleft ajuda no engajamento e empreendimento coletivo – sobretudo pelo compartilhamento que há no desenvolvimento dos aplicativos – e, como consequências econômicas, traz uma maior eficiência, sofisticação, estabilidade e hospitalidade dos programas, com subversão, transformação e criação de instituições jurídicas e diferentes formas de associação e perspectivas.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    CESPE é meio orgulhosa, diante disto ela cria suas proprias regras e se acha a doutrina máxima, então se ela fala que 2+1= 4 é verdade! vale mais vc acreditar nisso e garantir 1 ponto do que bater de frente com ela e PERDER 2 pontos. 

     

     

    copyright - direito sobre algo "autorais";

    copyleft - codigo fonte livre;

    ou seja, alguem criou algo "dono" (copyright) mas decidiu tornar público(copyleft), com codigo aberto. 

     

  • GALERA SOLICITEM COMENTÁRIO DO PROFESSOR