SóProvas


ID
571996
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Segundo a doutrina, o testamento consiste em negócio jurídico; solene, de eficácia mortis causa, personalíssimo, unilateral e revogável. Portanto, em relação ao testamento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 1860 Parágrafo único. Podem testar os maiores de dezesseis anos.
    B) Art. 1.782. A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestartransigir, dar quitaçãoalienarhipotecardemandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração.
    Não há limitação a testar. Isso por que o testamento é negócio jurídico causa mortis, e o pródigo apenas não pode dispor do patrimônio, livremente, em vida.

    C) Art. 1857 § 2o São válidas as disposições testamentárias de caráter não patrimonial, ainda que o testador somente a elas se tenha limitado.
    A título de exemplo, pode do testador reconhecer filho por meio de testamento.

    D) Art. 1.909. São anuláveis as disposições testamentárias inquinadas de erro, dolo ou coação.
    Parágrafo único. Extingue-se em quatro anos o direito de anular a disposição, contados de quando o interessado tiver conhecimento do vício.
    E) O testamento posterior apenas revoga o anterior no que for incompatível. Não há relação de hierarquia entre os testamento público e particular.
    Art. 1.970. A revogação do testamento pode ser total ou parcial.
    Parágrafo único. Se parcial, ou se o testamento posterior não contiver cláusula revogatória expressa, o anterior subsiste em tudo que não for contrário ao posterior.
  • Não importante se há apenas disposições de caráter não patrimonial

    Abraços