SóProvas


ID
57415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às práticas de auditoria, julgue os itens a seguir.

Na auditoria de estimativas contábeis, que são de responsabilidade da administração da entidade auditada, não cabe ao auditor examinar a fundamentação matemática das estimativas realizadas, mas verificar se estão coerentes com o comportamento da entidade em períodos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, além da análise da fundamentação matemático-estatística dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a coerência destas com o comportamento dos itens estimados em períodos anteriores, as práticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econômica e as suas projeções.Quando a comparação entre as estimativas feitas em períodos anteriores e os valores reais destas evidenciar variações significativas, o auditor deve verificar se houve o competente ajuste nos procedimentos, de forma a permitir estimativas mais apropriadas no período em exame.
  • errada

    O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas.

  • A duas maneiras de chegar nessa resposta.

    Uma delas e ir pela norma, gravá-la e na hora lembrar da literalidade da norma.

    A outra, é pensar: Já que é a ADM é a responsável por realizar as estimativas, o auditor deverá verificá-las. Caso não fossem verificadas, a ADM poderia, muito bem, realizar estimativas super ou subestimadas para se beneficiar.

  • O gabarito da questão é baseado na extinta NBC T 11.13. Veja:

    11.13.1.5. O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, além da análise da fundamentação matemático-estatística dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a coerência destas com o comportamento dos itens estimados em períodos anteriores, as práticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econômica e as suas projeções.

    Gabarito: “ERRADO”.

    Fonte: Estratégia Concursos.