SóProvas



Questões de Estimativas Contábeis


ID
7969
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma possível obrigação presente cuja existência será confi rmada somente pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros, que não estejam totalmente sob o controle da entidade, deve ser classifi cada como

Alternativas
Comentários
  • a Deliberação CVM nº 489/05 conceitua como contingência passiva:
    a) uma possível obrigação presente cuja existência será confirmada somente pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros, que não estejam totalmente sob o controle da entidade; ou
    b) uma obrigação presente que surge de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:
    - é improvável que a entidade tenha que liquidá-la; ou,
    - o valor da obrigação não pode ser mensurado com segurança.

  • contigência ativa - recebercontingênia passiva - pagar
  • POSSÍVEL : PASSIVO CONTINGENTE

    PROVÁVEL: PROVISÃO


ID
47986
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao tema 'contingências', podemos afi rmar que o trabalho do auditor visa identifi car as seguintes ocorrências, exceto:

Alternativas
Comentários
  • http://www.portaldeauditoria.com.br/normascrc/normasbrasileirasdecontabilidade1022.htmNBC 11.15Esta norma estabelece procedimentos mínimos que o Auditor Independente deve considerar na realização de um exame, de acordo com as normas de auditoria para identificar passivos não registrados e contingências ativas ou passivas relacionados a litígios, pedidos de indenização ou questões tributárias, e assegurar-se de sua adequada contabilização e/ou divulgação nas Demonstrações Contábeis examinadas.
  • Ativo não é contingência. Pode ser registrada uma contingência ativa.


ID
57415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às práticas de auditoria, julgue os itens a seguir.

Na auditoria de estimativas contábeis, que são de responsabilidade da administração da entidade auditada, não cabe ao auditor examinar a fundamentação matemática das estimativas realizadas, mas verificar se estão coerentes com o comportamento da entidade em períodos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, além da análise da fundamentação matemático-estatística dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a coerência destas com o comportamento dos itens estimados em períodos anteriores, as práticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econômica e as suas projeções.Quando a comparação entre as estimativas feitas em períodos anteriores e os valores reais destas evidenciar variações significativas, o auditor deve verificar se houve o competente ajuste nos procedimentos, de forma a permitir estimativas mais apropriadas no período em exame.
  • errada

    O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas.

  • A duas maneiras de chegar nessa resposta.

    Uma delas e ir pela norma, gravá-la e na hora lembrar da literalidade da norma.

    A outra, é pensar: Já que é a ADM é a responsável por realizar as estimativas, o auditor deverá verificá-las. Caso não fossem verificadas, a ADM poderia, muito bem, realizar estimativas super ou subestimadas para se beneficiar.

  • O gabarito da questão é baseado na extinta NBC T 11.13. Veja:

    11.13.1.5. O auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, além da análise da fundamentação matemático-estatística dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a coerência destas com o comportamento dos itens estimados em períodos anteriores, as práticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econômica e as suas projeções.

    Gabarito: “ERRADO”.

    Fonte: Estratégia Concursos.


ID
92056
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um dos deveres do auditor independente é avaliar as estimativas relativas à provisão para contingências. A provisão para contingências

Alternativas
Comentários
  • Provisão para contigencias é conta do passivo exigível, essa provisão é feita em função do principio da prudencia, vamos supor que os empregados da empresa entraram com uma ação trabalhista, o fato já ocorreu, pode ser que não venha a desembolsar nenhum dinheiro porém deve-se ter uma provisão para isso.
  • Passivo contingente é:(a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou(b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:(i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou(ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade. Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.
  • Concordo com o Clodomir.a) art. 195. da 6.404: "A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do LUCRO LÍQUIDO à formação de reserva..."d) § 1º do mesmo artigo: "A proposta dos órgãos da administração deverá indicar a causa da perda prevista e justificar, com as RAZÕES DE PRUDÊNCIA que a recomendem, sua constituição."
  • Comentário objetivo:

    a) somente pode ser constituída se a companhia apresentar lucro no exercício, caso contrário, ela não deverá ser constituída. ERRADO: Trata-se da Reserva de Contingência.

    b) deve, caso seja incorretamente calculada, ter a diferença estornada pela companhia na conta de lucros acumulados - ajuste de períodos anteriores. ERRADO: Trata-se da Reserva de Contingência.

    c) deve ser registrada pela companhia, mesmo que o valor seja difícil de calcular, pois sua mera menção nas notas explicativas das demonstrações contábeis é procedimento considerado insuficiente. ERRADA: As Provisões só devem ser reconhecidas se seu valor puder ser estimado com segurança.

    d) tem por finalidade, em obediência ao princípio contábil da competência, dar cobertura a despesas cujo fato gerador já ocorreu embora não tenha havido, ainda, o correspondente desembolso. PERFEITA!

    e) raramente influencia o resultado do exercício, já que o desembolso ainda não ocorreu. ERRADA: O desembolso não afeta o resultado do exercício e sim o seu fato gerador (Princípio da Competência).

    Anderlfs, você está confundindo Provisão para Contingências com a Reserva para Contingências.


ID
123697
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As estimativas contábeis reconhecidas nas demonstrações contábeis da empresa são de responsabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Conforme gabarito da prova a resposta correta é a letra E e não a letra A

    NBC TA 250 – CONSIDERAÇÃO DE LEIS E REGULAMENTOS EM AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

     

    Responsabilidade pela conformidade com leis e regulamentos (ver itens A1 a A6)

    3. É responsabilidade da administração, sob a supervisão dos responsáveis pela governança, assegurar que as operações da entidade sejam conduzidas em conformidade com as disposições de leis e regulamentos, inclusive a conformidade com as disposições de leis e regulamentos que determinam os valores e divulgações reportadas nas demonstrações contábeis de umaa entidade.

     

     

     

     

     

  • De acordo com o último gabarito que baixei do site da ESAF, a resposta dessa questão é letra E.

    Favor corrigir!

  • Olá, pessoal!

    A banca trocou o arquivo de gabarito sem nenhum aviso na sua página.

    Já trocamos também aqui no site.

    Desculpem o transtorno.

    Gabarito correto, segundo última publicação da banca: "E".

  • Gab. E

    NBC TA 540

    A administração é responsável por estabelecer processos de elaboração das estimativas contábeis para as demonstrações contábeis, incluindo adequado controle interno. Esses processos incluem:

    -> seleção de políticas contábeis apropriadas e determinação dos processos de estimativa, incluindo métodos apropriados de estimativa ou de avaliação e, quando aplicável, modelos;

    -> desenvolvimento ou identificação de dados e premissas relevantes que afetam estimativas contábeis;

    -> revisão periódica das circunstâncias que geram estimativas contábeis e recálculos das estimativas contábeis, quando necessário.


ID
128278
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Das assertivas a seguir, indique aquela que não está associada com assegurar a razoabilidade das estimativas contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC T11:

    11.2.11 – ESTIMATIVAS CONTÁBEIS
     

    11.2.11.1 – As estimativas contábeis são de responsabilidade da administração da entidade e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos, requerendo o seu julgamento na determinação do valor adequado a ser registrado nas demonstrações contábeis.


    11.2.11.2 – O auditor deve ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade no estabelecimento de estimativas que resultem em provisões.


    11.2.11.3 – O auditor deve se assegurar da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, além da análise da fundamentação matemático estatística dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificação das estimativas, a coerência destas com o comportamento da entidade em períodos anteriores, as práticas correntes em entidades semelhantes, os planos futuros da entidade, a conjuntura econômica e suas projeções.
     

    11.2.11.4 – Quando a comparação entre as estimativas feitas em períodos anteriores e os valores reais destas evidenciar variações significativas, deve o auditor verificar se houve o competente ajuste nos procedimentos, de forma a permitir estimativas mais apropriadas no período em exame.
     

  • Para os não assinantes

    Gabarito C

  • E) As práticas correntes em entidades semelhantes no mesmo período.

    E SE O OUTRO ESTIVER FAZENDO TUDO ERRADO ?

    KKK


ID
594634
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Estimativa contábil é uma previsão quanto ao valor de um item que considera as melhores evidências disponíveis quando não há forma precisa de quantificação e deve ser objeto de atenção do auditor para se certificar quanto à sua razoabilidade. As estimativas contábeis

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes --> CORRETO ITEM D

    "Estimativa contábil é uma previsão quanto ao valor de um item que considera as melhores evidências disponíveis quando não há forma precisa de quantificação e deve ser objeto de atenção do auditor para se certificar quanto à sua razoabilidade. As estimativas contábeis baseadas em fórmulas ditadas pela experiência devem ser revisadas regularmente, com o objetivo de efetuar ajustes".

    A assertiva está de acordo com a NBC T 11.13:

    [...]

    11.13.4.3.Em muitos casos, as estimativas contábeis são feitas usando uma fórmula baseada na experiência, como, por exemplo, o uso de taxas padronizadas para depreciar cada categoria do imobilizado ou o uso de uma porcentagem padronizada de receita de vendas para calcular uma provisão de garantia.

    11.13.4.4.Nesses casos, a administração precisa revisar a fórmula regularmente, por exemplo, revisando a vida útil remanescente dos ativos ou comparando os resultados reais com os estimados e ajustando o cálculo, quando necessário.

  • Estimativas simples: Rotineiras

    Estimativas Complexas: Não rotineiras


ID
639862
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o que está descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.223/09, é correto afirmar emrelação às estimativas contábeis que:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: NBC TA 540

    Introdução
    Natureza da estimativa contábil
    3.     O objetivo da mensuração de estimativas contábeis pode variar dependendo da estrutura de relatório financeiro aplicável e do item financeiro que está sendo relatado. O objetivo da mensuração para algumas estimativas contábeis é prever o desfecho de uma ou mais transações, eventos ou condições que dão origem à necessidade de estimativas contábeis. Para outras estimativas contábeis, incluindo diversas estimativas contábeis do valor justo, o objetivo da mensuração é diferente, e é expresso em termos do valor da transação corrente ou um item das demonstrações contábeis baseado nas condições vigentes na data da mensuração, como preço de mercado estimado para um tipo de ativo ou passivo específico. Por exemplo, a estrutura de relatório financeiro aplicável pode requerer a mensuração do valor justo baseado em uma suposta transação corrente hipotética entre partes conhecedoras e dispostas a transacionar como partes independentes (às vezes denominadas “participantes do mercado” ou equivalente), em vez da liquidação da transação em alguma data no passado ou futuro. (Diferentes estruturas de relatórios financeiros podem conter diferentes definições de valor justo).

    A questão faz referência ao texto da NBC TA 540. Letra C)
  • Segundo CFC 1223/09: 

    a)  uma diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis representa uma distorção nas demonstrações contábeis. Este é, especialmente, o caso para estimativas contábeis do valor justo.
    Não representa necessariamente uma distorção nas demonstrações contábeis.

    b) não é objetivo do Auditor obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se as estimativas contábeis, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis, exceto aquelas estimativas de valor justo.
    O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre: 
    (a) se as estimativas contábeis, incluindo as de valor justo, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis; e 
    (b) se as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis são adequadas, no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável. 

    d) O Auditor não necessita obter entendimento sobre como a administração identifica as transações, eventos e condições que podem gerar a necessidade de reconhecimento ou divulgação de estimativas contábeis.
    Assuntos que o auditor pode considerar para obter entendimento de como a administração elabora as estimativas contábeis incluem, por exemplo: 
    • os tipos de contas ou transações às quais as estimativas contábeis se referem (por exemplo, se as estimativas contábeis são resultantes do registro de transações de rotina e recorrentes ou de transações não recorrentes ou não usuais); 
    • se a administração usou e, em caso positivo, como usou técnicas de mensuração reconhecidas para elaborar estimativas contábeis específicas. 
    • se as estimativas contábeis foram elaboradas com base em dados disponíveis em uma data intermediária e, em caso positivo, se e como a administração levou em consideração o efeito de eventos, transações e mudanças em circunstâncias ocorridos entre aquela data e o final do período.
     
    e) o Auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior e essa revisão visa questionar se os julgamentos feitos nos períodos anteriores foram baseados em informações disponíveis na época.
    (...)Entretanto, essa revisão não visa questionar os julgamentos feitos nos períodos anteriores que foram baseados em informações disponíveis na época

ID
1117768
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As estimativas contábeis são de responsabilidade da administração da entidade e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos, sendo que o auditor, para executar seu trabalho, deve

Alternativas
Comentários
  • Tec:

    a) se assegurar da certeza das estimativas, consideradas de forma global.

    Errada. Não cabe ao Auditor obter certeza das estimativas consideradas de forma global. O auditor deve se assegurar da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes.
     
    b) ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade no estabelecimento de estimativas que resultem em provisões.
     
    Correta. O auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior ou, quando aplicável, seus recálculos posteriores para o período corrente e, para isso, o auditor deve conhecer alguns procedimentos específicos adotados pela entidade (constituição de provisões, cálculo de depreciações, estimativas para créditos de liquidação duvidosa).  O auditor também deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas foremrelevantes.

     
    c) evidenciar todas as variações, mesmo se não significativas ou relevantes.
     
    Errada. Somente as varições significativas ou relevantes devem ser evidenciadas.

    d) obter evidências suficientes para identificar partes relacionadas na fase de planejamento.
     
    Errada. O auditor deve obter evidências suficientes para identificar partes relacionadas na fase de planejamento, possibilitando detectar, no decorrer dos trabalhos, quaisquer transações relevantes que as envolvam.

    e) aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis.
     
    A banca examinadora considerou como errada. Pela NBC T 11, o auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. A banca considerou o item errado pela omissão da parte final da norma, mas, sinceramente, não acho que a eliminação da parte final deixe o item errado.

  • Qual erro da letra D?

  • Palavras-chaves

    As estimativas contábeis são de responsabilidade da administração da entidade e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos, sendo que o auditor, para executar seu trabalho, deve

    b) ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade no estabelecimento de estimativas que resultem em provisões


ID
1140841
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação às estimativas contábeis realizadas pela empresa auditada,o auditor independente deve:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Item 21 da NBC TA 540:

    O auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas contábeis para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração. Indicadores de possível tendenciosidade da administração não constituem, por si só, distorções para concluir sobre a razoabilidade de estimativas contábeis individuais.

    Fonte: http://sejogagalera.blogspot.com.br/2014/05/receita-federal-comentarios-da-prova-de_13.html

  • Letra C

    o auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas cotabéis para identificar se há indicadores de possivéis tendenciosidade da administração não constituem,por si só,.distorções para concluir sobre a razoabilidade de estimativas contabéis individuais

    .Item 21 da NBC TA 540:



  • reavaliar os indicadores. 

  • ALTERNATIVA "C"

    O auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas cotabéis para identificar se há indicadores de possivéis tendenciosidade da administração não constituem,por si só,.distorções para concluir sobre a razoabilidade de estimativas contabéis individuais

    .Item 21 da NBC TA 540:

  • O auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas contábeis para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração.

  • 21. O auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas contábeis para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração.

  • O auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas contabeis para identificar se há indicadores de possivel tendenciosidade na administração 

  • 7 comentários iguais, temos um novo recorde
  • Comentando todos os ítens:

    a) sempre que constatar possível tendenciosidade da administração, concluir que as estimativas contábeis estão inadequadas, ressalvando o relatório. COMENTÁRIO: Neste caso o auditor deve aplicar os testes adequados para certificar-se se de fato há tendenciosidade da administração, portanto não é adequado que o auditor ressalve em seu relatório opiniões e observações que não tenham sido testadas e confirmadas. ITEM FALSO

    b) periodicamente exigir da administração e de seus advogados carta de responsabilidade pelas estimativas efetuadas, eximindo a auditoria de avaliar os cálculos e premissas. COMENTÁRIO: A carta de responsabilidade da administração pelas estimativas efetuadas deve ser entregue antecipadamente ao trabalho de auditoria, dessa forma não se faz necessária a sua exigência periodica e o fato da administração responsabilizar-se pelas estimativas efetuadas não exime o auditor da necessidade de fazer as avaliações necessárias. ITEM FALSO

    c) revisar os julgamentos e decisões feitos pela administração na elaboração destas estimativas contábeis, para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração. COMENTÁRIO: O ítem está exatamente de acordo com o Item 21 da NBC TA 540. Fala sobre a necessidade de averiguação que deve ser feita pelo auditor para certificar-se sobre as possíveis distorções. Faz juz à ceticidade que o auditor deve ter. ITEM VERDADEIRO

    d) reavaliar as premissas e cálculos e, quando discordar, determinar a modificação dos valores contabilizados, sob pena de não emitir o relatório de auditoria. COMENTÁRIO: O ítem naõ está totalmente incorreto, pois o trabalho de reavalição pode ser um forma de testar a veracidade dos registros realizados pela administração, bem como é correto afirmar que, ao discordar, o auditor deve determinar a modificação dos valores contabilizados. Porém o que torna o ítem falso é afirmar que o auditor não emitiria relatório como pena ao descumprimento de sua solicitação, pois o auditor não tem o papel de "PUNIR" a entidade auditada, dessa forma a conduta do auditor seria emitir um relatório com opinião modificada, resultando em opinião com ressalva, opinião adversa ou abstenção de opinião, por exemplo. ITEM FALSO

    e) aceitar os valores apresentados, por serem subjetivos e de responsabilidade da administração e de seus consultores jurídicos ou áreas afins. COMENTÁRIO: O fato de os valores serem de responsabilidade da administração e de seus consultores jurídicos ou áreas afins não exime o auditor de fazer as avaliações e testes necessários para que possa encontrar possíveis distorções e diminuir o risco de auditoria, portanto o auditor não deve somente aceitá-los sem testá-los ou averiguá-los. ITEM FALSO

  • vimos que o auditor deve revisar os julgamentos e decisões da administração sobre estimativas para verificar se há indícios de tendenciosidade (letra C CORRETA). A possível tendenciosidade da administração, por si só, não resulta necessariamente em distorções, embora seja uma indicação que põe em dúvida a capacidade em produzir estimativas bem-sucedidas. Logo, o erro da letra A está em dizer que o auditor irá ressalvar o seu relatório caso constate uma possível tendenciosidade da administração, pois indicadores de possível tendenciosidade não constituem, por si só, distorções para concluir sobre a razoabilidade de estimativas contábeis individuais. A alternativa B está incorreta, uma vez que o auditor deve sim avaliar os cálculos e premissas utilizadas pela administração. Quando o auditor discordar das premissas e dos cálculos ele deve discutir o assunto com a administração, e isso pode gerar uma modificação na opinião do auditor, caso ele não concorde com as estimativas e a administração não as modifique, mas isso não fará com que ele não emita seu relatório. Dessa forma, a letra D está errada. Por fim, a letra E também está incorreta, pois o auditor não pode simplesmente aceitar os valores de estimativas contábeis apresentados pela administração. Deve avaliar sua razoabilidade.

    Gabarito: alternativa C.

  • Letra A- Falso. A possibilidade de tendenciosidade é um indicativo de que pode haver distorções. Entretanto, mesmo havendo um viés nas estimativas, ainda assim podem estar corretas.

    Letra B- Falso. É possível solicitar cartas de responsabilidade sempre que as circunstâncias exigirem, entretanto isso não exime a auditoria de realizar os testes e obter suas próprias conclusões.

    Letra C- Verdadeiro.

    Letra D- Falso. Na hipótese de a administração não efetuar as alterações solicitadas, o auditor deve se manifestar através do relatório, mediante uma opinião modificada.

    Letra E- Falso. E o ceticismo profissional aonde fica? Auditor tem que desconfiar sempre.

    Resposta C

  • Toda vez que a assertiva fale em tirar o auditor da reta e culpar a administração marque essa, provavelmente é o princípio mais fundamental da auditoria.

  • Palavras-chaves

    Em relação às estimativas contábeis realizadas pela empresa auditada,o auditor independente deve:

    c) revisar os julgamentos e decisões feitos pela administração na elaboração destas estimativas contábeis, para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração.


ID
1167502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos testes de auditoria e às estimativas contábeis, julgue os próximos itens.

O desfecho de uma transação envolvendo um item financeiro registrado por estimativa contábil é necessariamente afetado por eventos ou condições posteriores à data em que foi estimada a mensuração de seu valor original.

Alternativas
Comentários
  • Uma diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis não representa necessariamente uma distorção nas demonstrações contábeis. Este é especialmente o caso para estimativas contábeis ao valor justo, pois qualquer desfecho observado é invariavelmente afetado por eventos ou condições posteriores à data em que a mensuração é estimada para fins das demonstrações contábeis.


    Desfecho de estimativa contábil é o valor monetário real resultante da resolução da transação, evento ou condição de que trata a estimativa contábil.

    Fonte: NBC TA 540
  • Gabarito Errado.

  • O erro fica por conta do “necessariamente”. Eventos futuros podem afetar ou não. Este é especialmente o caso para estimativas contábeis ao valor justo, pois qualquer desfecho observado é invariavelmente afetado por eventos ou condições posteriores à data em que a mensuração é estimada para fins das demonstrações contábeis.

    Resposta errado

  • ???

    A questão não fala de risco, fala que a estimativa é afetada por eventos posteriores a mensuração.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

    Comentário do prof. Marcelo Aragão (GCO):

    Item elaborado à luz da versão inicial da NBC TA 540, sendo que a NBC TA 540(R2)

    não mais contempla tal norma. O erro está na afirmação de o desfecho é necessariamente afetado por condições posteriores à data em quer foi realizada a estimativa. Isso geralmente ocorre, mas não em todos os casos.


ID
3503161
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um Auditor Independente, ao analisar a continuidade dos negócios de seu cliente, deparou-se com as seguintes situações:


I. existe a grande probabilidade de perda de um fornecedor estratégico para a atividade da empresa.

II. a empresa está com dificuldades de substituir o Diretor Financeiro e o de Produção que pediram demissão da empresa.

III. a empresa apresenta Passivo a Descoberto.


Com base nas situações acima, considera-se um indicador financeiro de descontinuidade o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • A questão pode ser respondida com base no item A3, da NBC TA 570 - Continuidade Operacional.

    A3. Seguem exemplos de eventos ou condições que, individual ou coletivamente, podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional...

    Financeiro

     patrimônio líquido negativo ou capital circulante líquido negativo; (Item III - Indicador Financeiro)

     empréstimos com prazo fixo, próximos do vencimento, sem previsões realistas de renovação ou liquidação; ou utilização excessiva de empréstimos de curto prazo para financiar ativos de longo prazo;

    ...

    Operacional

     intenções da adm de liquidar a entidade ou cessar as operações;

     perda de pessoal-chave da adm sem reposição; (Item II - Indicador Operacional)

     perda de mercado importante, clientes importantes, franquia, licença, ou principais fornecedores; (Item I - Indicador Operacional)

     dificuldades trabalhistas;

    ...

    Logo, apenas o item III representa um indicador financeiro, os demais itens são indicadores operacionais.

    Gabarito E