SóProvas


ID
576937
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
MPE-RJ
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o objeto e com as peculiaridades do ajuste, consideram-se espécies de contrato administrativo, para os fins da Lei nº 8666/93:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666
    Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
  • Acertei =)

    Mas consórcio seria o que exatamente se não é contrato administrativo?
  • Carlos, a questão pediu o que se considera contrato administrativo para fins da Lei 8.666/03. Consórcio Público está definido como contrato administrtivo na Lei 11.107, por isso a opção com essa espécie está errada. Essa é a explicação no direito positivo.

    Indo um pouco além da sua pergunta, após a edição da Lei 11.107 a doutrina amplamente majoritária entende que o consórcio público tem natureza jurídica de contrato administrativo. No entanto, alguns autores isolados, como Diogo Figueiredo Moreira Neto e Eros Grau, entendem que o consórcio tem natureza jurídica de convênio. Não colocarei aqui os fundamentos, corre atras disso ok?

    abraço
  • De acordo com o objeto e com as peculiaridades do ajuste:

     b) obras, serviços, compras e alienações;

    OS CAÇÕES
  • Só não entendo por que no art. 1 da lei 8666 inclui locações .
    Na verdade contratos de locação firmado pela administração não são contratos administrativos e sim contratos da administração.
    Contratos administrativos são aqueles regidos pelas normas de direito público. ( com posição vertical  - prerrogativas conferidas a administração pública )
    Contratos da administração são aqueles regidos por normas de direito privado ( posição de igualdade entre administração e particular ).
    Alguém sabe me explicar por que consideram contrato de locação como contratos administrativos ?
  • Vejo um mnemônico levemente diferente:

    b) obras, serviços, compras e alienações;

    É necessário estar no 

    OSCAL

    para se fazer um contrato administrativo. 
     
  • Letra B

  • É o famoso S.A.C.O

    Serviços, Alienações, Compras e Obras

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 1º da Lei 8.666/93:

    “Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.”

    A- Incorreta. Consórcios não são espécies de contrato administrativo para os fins da lei 8.666/93. Encontramos a definição de consórcio no art. 1º da lei 11.107/05: “O consórcio público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito privado.

    B- Correta. Assertiva em consonância com o art. 1º da Lei 8.666/93.

    C- Incorreta. As participações não são espécies de contrato administrativo.

    D- Incorreta. As participações não são espécies de contrato administrativo.

    E- Incorreta. As participações e os consórcios não são espécies de contrato administrativo.