SóProvas


ID
58135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto à organização político-administrativa do Estado
brasileiro, julgue os itens a seguir.

Segundo a CF, os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexar a outros, ou formar novos estados, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito e do Congresso Nacional, por lei complementar.

Alternativas
Comentários
  • Art.18, § 3º, CF - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
  • art.18 CF§ 3º - Os ESTADOS podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de PLEBISCITO, e do Congresso Nacional, por LEI COMPLEMENTAR
  • TERRITORIO: REGULADA EM LEI COMPLEMENTAR;ESTADOS;ATRAVES DE PLEBISCITO E DO CONGRESSO NACIONAL, POR LEI COMPLEMENTAR;MUNICIPIOS: POR LEI ESTADUAL, DENTRO DO PERIODO POR LEI COMPLEMENTAR E DEPENDERÃO DE CONSULTA PREVIA MEDIANTE PLEBISCITO, AS POPULAÇÕES DOS MUNICIPIOS.=)
  • "Note-se que, se o plebicito for desfavorável, o procedimento estará encerrado, constituindo, pois, a aprovação das populações diretamente interessadas, verdadeira condição de procedibilidade do processo legislativo da lei complementar. Caso, porém, haja aprovação plebicitária, o Congresso Nacional soberanamente decidirá pela aprovação ou não da lei complementar. Em síntese, a negativa no plebicito impede o processo legislativo, enquanto a concordância dos interessados permite que o projeto de lei complementar seja discutido no Congresso Nacional, sem contudo vinculá-lo, pois esse deverá zelar pelo interesse geral da República federativa e não somente pelo das populações diretamente interessadas."Fonte: Alexandre Moraes - Direito Constitucional, 23ª ed., p.289
  • São três os requisitos para a incorporação, a subdivisão e o desmembramento do estado:-consulta prévia às populações diretamente interessadas, por meio de plesbicito (art.18, §3º);-oitiva das assembléias legislativas dos estados interessados (art. 48, VI); -edição de lei complementar pelo Congresso Nacional (art.18, §3º).
  • Acho que , HOJE , o gabarito seria outro .


    STF decidiu que não é somente da população INTERESSADA , mas de TODA a população.

    QUESTÃO DO PRÓPRIO CESPE : 
    ANVISA 2016 
     

    No que se refere à organização político-administrativa do Estado, julgue o próximo item.

     

    Em caso de desmembramento de município, faz-se necessária consulta por meio de plebiscito, tanto à população do território remanescente como, também, à daquele a ser desmembrado.

    GAB : C 

  • Incorporação e subdivisão dos estados:

     

    - Aprovação da população diretamente interessada +

    - Aprovação do CN: Lei complementar.

  • Quanto à organização político-administrativa do Estado brasileiro, é correto afirmar que: Segundo a CF, os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexar a outros, ou formar novos estados, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito e do Congresso Nacional, por lei complementar.