SóProvas


ID
58300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito das pessoas naturais e
jurídicas, e do domicílio.

A fixação da residência em determinado lugar configura o elemento subjetivo inerente ao conceito legal do domicílio da pessoa natural.

Alternativas
Comentários
  • Domicílio da Pessoa Natural: é o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo. A residência é, portanto, um elemento do conceito de domicílio, o seu elemento objetivo. O elemento subjetivo é o ânimo definitivo.
  • Diferença entre residência e domicílio:Moradia: É o abrigo da pessoa utilizado com ânimo transeunte, sem fixidez. (hotel, albergue).Residência: É o abrigo da pessoa utilizado com ânimo de permanência.Domicílio É o lugar onde a pessoa tem intenção de ser encontrada, para a prática dos atos da vida civil. (qualquer lugar).Obs: O Brasil opta pela pluralidade de domicílios.
  • O domicílio nada mais é do que um conceito jurídico. É a residência (situação de fato) mais o ânimo definitivo (animus manendis). Nesse caso, a residência é o elemento objetivo, enaquanto o ânimo definitivo é o elemento subjetivo (volitivo).

  • Nas palavras de Marcos Ehrhardt:

    "(...) o conceito de domicílio tem natureza jurídica, exigindo para a sua configuração, além do elemento material (objetivo) - residência -, um elemento imaterial (subjetivo), que pode ser definitivo como intenção de permanência.

    DOMICÍLIO = ATO DE FIXAÇÃO EM DETERMINADO LOCAL (elemento OBJETIVO: RESIDÊNCIA) + ÂNIMO DEFINITIVO DE PERMANÊNCIA (elemento SUBJETIVO: INTENÇÃO)"

  • Domicílio - dois elementos:

    1) Objetivo: fixar residência;

    2) Subjetivo: ânimo de permanência.

     

  • A fixação da residência em determinado lugar configura o elemento objetivo (e não subjetivo) inerente ao conceito legal do domicílio da pessoa natural.
     

    Para caracterização do domicilio civil devem estar presentes dois elementos, quais sejam: 1 – Elemento Objetivo (fixar residência); 2 – Elemento Subjetivo (ânimo de permanência).

  • ASSERTIVA ERRADA

    Pois fixar residência é o elemento objetivo.
  • O código civil no art. 70, considera domicílio o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo. A residência é portanto, um elemento do conceito de domicílio.

    Residência é o
    ELEMENTO OBJETIVO do domicílio.

    Ânimo definitivo é o
    ELEMENTO SUBJETIVO do domicílio.
  • A fixação da residência em determinado lugar configura o elemento subjetivo inerente ao conceito legal do domicílio da pessoa natural.

  • ...

     

    A fixação da residência em determinado lugar configura o elemento subjetivo inerente ao conceito legal do domicílio da pessoa natural.

     

     

    ITEM – ERRADO – A fixação da residência é requisito de índole objetiva. Nesse sentido, os professores Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves (in Curso de direito civil. Parte geral e LINDB, volume 1. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 325 ):

     

     

    “O conceito legal de domicílio, entretanto, contemplado no Código Civil, discrepa da definição apresentada pela doutrina. Para a Lei Civil, em seu art. 70, domicílio é o lugar onde a pessoa estabelece sua residência com ânimo definitivo, evidenciando a adoção do critério do local da residência. Desse modo, dois elementos podem ser extraídos da definição legal de domicílio: um de índole objetiva (a fixação da residência) e outro de natureza subjetiva (o ânimo de permanecer naquele local e de ali ter a sede de suas atividades).” (Grifamos)

  • Gab errado

    subjetivo = vontade/ânimo de permanecer

  • fixação de residência é de ordem objetiva

  • Discordo totalmente da teoria do autor em que se baseou a questão. A RESIDÊNCIA pode ser sim um elemento objetivo, considerando o edifício ou construção na qual se vai morar, mas o ato de fixar a morada naquele lugar é inerentemente subjetivo! Subjetivo sim significa algo que emana da vontade do sujeito e escolher uma residência para se fixar é um ato subjetivo de vontade. Considero certa a afirmação da questão.