SóProvas


ID
583381
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, ao disciplinar sobre a Organização do Estado, estabelece normas sobre a Administração Pública e seus servidores. Acerca do tema, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • CORRETO O GABARITO....

    Será REINTEGRADO, consoante a norma constitucional...

    CF/88,

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
  • Resposta letra A.

    O servidor que tiver a demissão invalidada por sentença judicial será REINTEGRADO e o eventual ocupante do cargo será RECONDUZIDO.
  • Conforme a legislação infraconstitucional...


    Lei 8.666.

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
    (...).



    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    (...).

    II - reintegração do anterior ocupante.
    (...).

  • Os apontamentos estão corretos, porém o colega se equivocou quanto à lei.... é a 8112/90 e não 8666.
  • Olá, gostaria de saber pq o correto é a letra A,  pq causa da parte "sem direito a indenização"

    e o que está errado na letra C.. obrigada!!
  • Creio que houve um equivoco na colega, a questão pede para localizar a alternativa incorreto, sendo esta a letra "a", com foi explicado pelos colegas acima...
  • a) Art. 41, § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    b) Art. 40, § 20. Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, § 3º, X.

    c) Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    d) Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • Resposta: art. 41, §2º CF
    Lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA.

  • a) O Servidor estável será reintegrado, enquanto aquele que ocupava o cargo, se estável, será reconduzido ao cargo anterior.
    b)
    Art. 40, § 20 - Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, § 3º, X.
    c) art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação da EC 19/98)
    d) Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • muito interssante esse site so agrega a tds vcs um abrço......

  • Referente a assertiva C

    A questão está relacionada a CF, mas como citaram a lei 8112...

    Vale lembrar que, segundo o Estatuto do Servidor Público Federal - Lei 8112/90 :

     Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

            I - a nacionalidade brasileira;
     ...

  • alguém teria algum macete pra facilitar ?
  • Acho que a parte da questão que pede para marcar o item incorreto deve ter sido equivocado, uma vez que não haveria apenas uma resposta.
  • Letra A

    Não tem macete, mas tem como sintetizar:

    Reintegração - retorno do demitido;
    Aproveitamento - retorno do disponível;
    Recondução - retorno ao antigo cargo quando o antigo ocupante é reintegrado;
    Reversão - retorno do aposentado que cansou deficar sem fazer nada.
  • Prezados

    Peço especial atenção e cuidados aos comentários de OSMAR, não aceitem como corretos.

    Obrigado
  • O que tem nos comentários do Osmar
  • GABARITO: A

    a) ERRADO: Art. 41, § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    b) CERTO: Art. 40, § 20. Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, § 3º, X.

    c) CERTO: Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    d) CERTO: Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.