SóProvas


ID
585319
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma das características mais relevantes da boa Governança Corporativa é a atuação dos Conselhos de Administração. Dentre as opções abaixo, aponte aquela que caracterizou a mudança mais importante nesses órgãos, impondo uma atuação mais responsável e mais enérgica dos Conselhos de Administração, nos Estados Unidos e na maioria dos países do mundo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa B.

    Lei Sarbanes-Oxley (Sarbanes-Oxley Act, normalmente abreviada em SOX ou Sarbox) 

    Dividida em onze títulos (capítulos), com um número variável de seções cada um, totalizando 69 seções (artigos), a SOX obriga as empresas a reestruturarem processos para aumentar os controles, a segurança e a transparência na condução dos negócios, na administração financeira, nas escriturações contábeis e na gestão e divulgação das informações.

    Na prática define por lei e rende obrigatórias uma série de medidas que já eram consideradas, no mundo todo, como práticas de boa governança corporativa.

    A SOX prevê a criação, nas empresas, de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis, definindo regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, formados em boa parte por membros independentes. Isso com o intuito explícito de evitar a ocorrência de fraudes e criar meios de identificá-las quando ocorrem, reduzindo os riscos nos negócios e garantindo a transparência na gestão.

    A SOX torna os Diretores Executivos e Diretores Financeiros explicitamente responsáveis por estabelecer e monitorar a eficácia dos controles internos em relação aos relatórios financeiros e a divulgação de informações. As empresas de auditoria e os advogados contratados ganham maior independência, mas também aumenta muito o grau de responsabilidade sobre seus atos.

    Também aumenta muito a regulamentação sobre as modalidades de contratação de tais serviços (auditoria, legais etc…), sobre o relacionamento entre empresa e estes prestadores de serviços e sobre os limites de atuação (serviços que podem e não podem ser prestados) e a gestão de eventuais conflitos de interesses.

    https://portaldeauditoria.com.br/introducao-lei-sarbanes-oxley-sox/

  • Tambem marquei errado por causa desse termo. Da a entender que quem constitui essa universidade de bens é a lei e não o instituidor. Infeliz uso do termo por parte do examinador