-
A) O papel principal do Estado, para os neoliberais, é o de formulador das políticas públicas. Incorreta a “A”;
B) Não houve ampliação da intervenção do Estado no domínio econômico. Incorreta a “B”;
C) Gabarito
D) O Estado não ficou desonerado da responsabilidade da prestação dos serviços públicos aos usuários. Mesmo os serviços não exclusivos, pois os Estado exerce o poder coercitivo para implementação das políticas (fiscalização, concessão de benefícios, fomento etc). Incorreta a “D”;
E) O setor público não-estatal foi ampliado com o incentivo à criação das OS's. Incorreta a “E”
-
Não entendi muito bem.
O Estado Neoliberal acaba por reduzir seu papel como prestador DIRETO das políticas públicas ( através da Publicização, por exemplo)
e reduz também o fomento à atividade econômica, ao se distanciar da econômia.
Então, não entendi o erro do item "A".
-
Acredito que o erro da alternativa "a" está em: " e de agente de fomento da atividade econômica."
De fato o movimento de reforma proposta pelo MARE, reduz o papel de prestador de serviços diretos pelo Estado, transferindo várias dessas atividades, muitas das quais, não são típicas ou exclusivas do Estado, para entes não estatais.
Em contra partida, o Estado assume o papel de fiscalizar, controlar e fomentar essas atividades. Para o PDRAE, o Estado deve interferir na atividade econômica, não de forma direta, mas com a postura de regulação e fomento.
-
O erro da alternativa A é exatamente o que o amigo Augusto Santos falou, não se reduz o papel de agente de fomento. O Estado continua regulamentando e fomentando, ele apenas não interfere de forma direta na atividade econômica.
-
O erro "maior" da alternativa "A" está em dizer que a Reforma do Estado teve caráter neoliberal, ainda que alguns teóricos defendam essa ideia, a corrente majoritária distância o caráter, até mesmo liberal, dessas medidas.
-
Erro da letra A
Inspirações para implemento do PDRAE:
1. iniciativa privada;
2. ação SOCIAL-LIBERAL no contexto do Estado Democrático.