-
O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da
confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão,
horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à
criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da
burocracia tradicional. A avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à
capacitação permanente, que já eram características da boa administração
burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do
controle por resultados, e da competição administrada.
-
c) o
recrutamento e a promoção por avaliação de desempenho, focada em sistema de controle de resultados aliado à autonomia dos servidores
O recrutamento não é por avaliação de desempenho e sim por merito.
-
O gerencialismo apoia-se na burocracia, conservando seus preceitos básicos, como a admissão de pessoal segundo critérios rígidos, a meritocracia na carreira pública, as avaliações de desempenho, o aperfeiçoamento profissional e um sistema de remuneração estruturado.
-
Alguém poderia comentar o erro da alternativa B?
Grata!
Bons estudos!
-
Erro da letra B = Concurso público trata-se de uma forma de Seleção e não de recrutamento. Recrutamento é a fase de busca que no caso da Gestão pública seria através da publicação do edital.
Espero ter ajudado!
-
Jacqueline,
O modelo burocrático tem que como um dos pontos de apoio a estrutura rígida e a meritocracia, esta última nos dá acesso aos cargos públicos através do concurso público como foi citado na alternativa B. O simples fato de os métodos de seleção serem diferenciados não é garantia que esta forma de seleção trará resultados futuros, visto que o enunciado da questão não fala que a seleção terá por critério o desempenho funcional. É o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa passa num concurso para a polícia federal e descobre depois de algum tempo que não tem aptidão para o cargo e pede demissão ao passar em outro concurso. O modelo gerencial tem como foco o resultado, o desempenho do candidato ao cargo ou função pública. Posso te assegurar que ainda não existe no Brasil um modelo de seleção pública dotado com esta capacidade de medir realmente as competência dos candidatos. O que é cobrado nas provas é só conteúdo teórico. Os órgãos públicos ainda não realizam eficazmente a avaliação de desempenho na instituição. O que temos é apenas um "protótipo" de um futuro modelo de administração gerencial que poderá vir a ser implantado definitivamente, e isto, se este país não quebrar até lá (KKKKKKK). Infelizmente na prova temos que responder que estamos adotando o modelo gerencial. Ainda há muita resistência ao modelo gerencial no setor público. Não estou aqui para falar o que é "politicamente correto", como por exemplo: "modelo gerencial se encontra totalmente implantado no setor público". É só você ir a uma delegacia, posto de saúde, à prefeitura que vocês verão um serviço público ineficiente, cheio de procedimentos desnecessários que só causam cansaço e STRESS nos usuários do serviço público. Será que isto é administração gerencial?
Bons estudos!
-
Segue comentários do prof.° Rodrigo Renno sobre a questão: "A letra A está mais ligada ao modelo burocrático. O próprio
recrutamento por concurso, na letra B, também se relaciona mais com a burocracia weberiana. Já a letra C tem uma “pegadinha”, pois o modelo gerencial não prega o recrutamento por avaliação de desempenho. Na letra D, o modelo
gerencial não prega o abandono do mérito, muito pelo contrário. Já a letra E está perfeita e é o nosso gabarito.
-
a) ERRADO - o fortalecimento das carreiras formalmente estabelecidas, com garantia de ascensão por tempo de serviço e manutenção de mecanismos de estabilidade. (MODELO BUROCRÁTICO)
b) ERRADO - o recrutamento por concurso público, para carreiras eminentemente técnicas, e por métodos de seleção diferenciados, para profissionais que ocupem funções de liderança, instituição de técnicas de motivação, treinamento e capacitação. (O RECRUTAMENTO POR CONCURSO PÚBLICO NÃO É SÓ PARA CARREIRAS TÉCNICAS)
c) ERRADO - o recrutamento e a promoção por avaliação de desempenho, focada em sistema de controle de resultados aliado à autonomia dos servidores. (O RECRUTAMENTO NÃO É POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, A PROMOÇÃO SIM)
d) ERRADO - o abandono de modelos clássicos de carreira, estruturada em níveis e com promoção por mérito e antiguidade, por evolução funcional horizontal, com acréscimos salariais decorrentes de participação nos resultados e gratificações por funções.
(MODELO BUROCRÁTICO)
e) CORRETA - a remuneração por desempenho, a constante capacitação, o sistema de promoção por mérito em carreiras estruturadas e a autonomia dos executores.
-
Remuneração por desempenho!? blz.