SóProvas


ID
593020
Banca
MPE-SP
Órgão
MPE-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No processo administrativo disciplinar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D verdadeira. É o texto expresso da Súmula Vinculante de número 5, que segue adiante:

    Súmula Vinculante 5. A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.


  • Com a aprovação da sua 5ª Súmula Vinculante, o Supremo Tribunal Federal (STF) pacificou o entendimento do poder Judiciário em um tema que envolvia mais de 25 mil processos em tramitação no poder Executivo Federal desde 2003, confirmando e ao mesmo tempo trazendo segurança jurídica às decisões já tomadas, ou em vias de ser proferidas.
    O STF manteve o entendimento de que a ausência de advogado na defesa em PAD não é ilegal.
    “A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”
  • A questão versa, basicamente, a respeito da súmula 343 do STJ e da súmula vinculante 5 do STF. Com a súmula vinculante 5 do STF, a súmula 343 do STJ não se aplica mais.

    a) a falta de defesa técnica por advogado é inconstitucional, de acordo com o verbete 5 da Súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

    Errado, súmula Vinculante 5: "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

    b) a presença de advogado é obrigatória, a partir da fase de instrução, segundo o verbete 343 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça.

    Errado, súmula 343 do STJ: "É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar".

    c) é obrigatória a presença de advogado para oferecimento de alegações finais, conforme o verbete 343 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça.

    Errado, súmula 343 do STJ: "É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar".

    d) a falta de defesa técnica por advogado não ofende a Constituição, nos termos do verbete 5 da Súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

    Correto, súmula Vinculante 5: "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

    e) a presença de advogado é facultativa, de acordo com o verbete 343 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça.

    Errado, súmula 343 do STJ: "É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar".
  • Essa questão é de uma prova para Promotor de Justiça do MPE-SP.. não é pra técnico de orgão fundo de quintal, é de se esperar que uma pessoa que almeja ser um Promotor Estadual tenha um gabarito e um conhecimento vasto e súmulas do STJ é de conhecimento mandatório para quem busca um cargo dessa magnitude... E provavelmente isso estava explícito no edital!!

    Então acho plausível a cobrança dessa questão numa prova dessas.  
  • Sem contar que se o candidato sabe com segurança ao menos a súmula vinculante, ele já mata a questão.

    Não vejo nada de errado com essa questão.
  • Mas Rafael, bastava conhecer a súmula vinculante do STF. Com isso, você poderia não saber que a E estava errada, mas saberia que a D é a correta...
  • A questão tenta confundir a memória do candidato com o enunciado superado da S. 343 do STJ.

  • d) a falta de defesa técnica por advogado não ofende a Constituição, nos termos do verbete 5 da Súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal. CORRETA.
    Súmula Vinculante 5: "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

    e) a presença de advogado é facultativa, de acordo com o verbete 343 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça. Observação:
    Súmula 343/STJ: "É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar".

    Conforme Sum. 343/STJ, a presença do advogado é indispensável no PAD, contudo, diante da edição da SV do STF, é forçoso concluir que o verbete sumular da Corte Cidadã encontra-se superado.

  • Gabarito: Letra D!!

  • A Súmula Vinculante n. 5 do Supremo Tribunal Federal afastou a aplicabilidade da súmula 343 do Superior Tribunal de Justiça, restando aos particulares acusados em processos administrativos disciplinares a faculdade de se fazerem representar por advogado.

  • Para complementar:

    SÚMULA 343 DO STJ:

    "Apesar de não ter sido formalmente cancelada, a presente súmula não tem mais aplicação em virtude da edição, pelo STF, da SV n. 5." (Súmulas Comentadas, Márcio André Lopes Cavalcante, Juspodivm em parceria com Dizer o Direito).