SóProvas


ID
594343
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O Código de Processo Penal ao disciplinar a questão DA PROVA enuncia inúmeras regras e procedimentos que devem ser seguidos para que a persecução criminal tenha o seu trâmite normal. Tendo em vista o Código de Processo Penal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o CPP, apenas 1 perito oficial.
  • "D"
    a) O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. VERDADEIRO: Art. 161.  O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.


    b) Os peritos não oficiais prestarão o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. VERDADEIRO: ART.159 § 2o  Os peritos não oficiais prestarão o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. 


     c) Os peritos elaborarão o laudo pericial, no qual descreverão, minuciosamente, o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados VERDADEIRO:  Art. 160. Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados. 


    d) Os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por dois peritos oficiais. FALSO. É apenas um perito oficial:  Art. 159.  O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. 

    COMPLEMENTANDO: É a perícia não oficial que será feita por duas pessoas idôneas: Art.159-§ 1o  Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame

    É bom lembrar ainda que a regra de um único perito não é absoluta, pois em caso de perícia complexa (entendida essa como a que abrange várias áreas de conhecimento) pode-se ter  2 ou mais peritos: Art. 159- § 7o  Tratando-se de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, poder-se-á designar a atuação de mais de um perito oficial, e a parte indicar mais de um assistente técnico


    e) A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto. VERDADEIRO: Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

  • Excelente comentário do colega André Felipe. Apenas a título de complementação. Existe outra exceção no Código de Processo Penal que diz respeito aos peritos. Encontra-se no Artigo. 527 do CPP.

    Exceção: Nos crimes contra a propriedade imaterial de ação penal privada são necessários 02 peritos oficiais (Art. 527)

    Art. 527.  A diligência de busca ou de apreensão será realizada por dois peritos nomeados pelo juiz, que verificarão a existência de fundamento para a apreensão, e quer esta se realize, quer não, o laudo pericial será apresentado dentro de 3 (três) dias após o encerramento da diligência.
  • LETRA D INCORRETA 

    Art. 159.  O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
  • A regra que o exame de corpo seja feita por um perito oficial e quando não oficial , por duas pessoas idôneas

  • GABARITO - D

    D) CPP - 1 perito oficial

    Na falta = Duas pessoas idôneas

    Lei 11.343/06 - 1 perito oficial

    Na falta = 1 pessoa idônea