SóProvas


ID
594646
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nos trabalhos de auditoria externa, o profissional ecarregado de revisar as contas a pagar da Cia. Madeirense verificou a existência de várias duplicatas quitadas, emitidas por fornecedores da companhia, mas cuja baixa não tinha sido registrada na escrituração contábil. Esse fato constitui um indício de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Passivo fictício - quando consta na contabilidade, nos grupos sobreditos, a manutenção de saldos já liquidados ou no lançamento de obrigações inexistentes.


    como a empresa tem o seu Caixa dois e como esse numerário não consta em sua contabilidade por motivos óbvios, ela liquida com esse passivo "fornedores" por meio desse caixa dois e mantém a obrigação em seu passivo.

     

    Essa receita, que liquidou o passivo, é oriunda de transações não oferecidas à tributação, por conseguinte é uma omissão de receita de uma transação anterior. Um fato interessante é que, quando o fisco constata essa omissão, ocorre a inversão do ônus da prova.


    Um outro exemplo de passivo fictício muito comum é simulação de transações com sócios ou terceiros, sendo que na verdade foi apenas para esquentar numerários de um caixa dois.

  • A situação indica que várias duplicatas estão registradas na contabilidade (contas a pagar) apesar de já terem sido pagas. (deveriam, portanto, ter sido baixadas).

    Logo, temos um passivo inexistente, conhecido passivo fictício.

    Resposta: C