SóProvas


ID
595801
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 70, o governo brasileiro organizou o Projeto RADAM – Radar na Amazônia, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de pesquisar e localizar recursos naturais. Na época, o uso do radar side- looking airborne radar – SLAR – representou um avanço tecnológico, pois sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia como à noite e em condições de nebulosidade. O RADAM priorizou a coleta de dados sobre recursos minerais, uso da terra, solos, vegetação e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. O Projeto RADAM possibilitou novas identificações das macrounidades do relevo brasileiro elaboradas pelo professor e pesquisador Jurandyr L. Sanches Ross. O estado do Acre sofreu modificações na sua identificação geral. Assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, a antiga e a atual denominação geral do estado do Acre em relação ao relevo.

Alternativas
Comentários
  • Antes do projeto RADAM a amazônia inteira era considerada uma planície, o conceito de depressão ainda não havia sido introduzido nas análises de mapas brasileiros. Após o projeto o conceito de depressão foi introduzido e por tanto, o Acre acabou sendo abarcado por esta formação. 

  • questão muito específica e pouco estudada já que diz respeito à geografia local do Acre

  • Marque a E só pela certeza do Acre estar na regão da Amazônia Ocidental. O resto foi chute.

  • A prova é do Acre... normal pedir especificidades

  • Na verdade a questão não é tão específica quanto parece. Se levarmos em conta as diferenças entre o mapeamento anterior de Aziz Ab'saber (Planícies e Planaltos) e o "novo" de Jurandyr Ross (Planícies Planaltos e Depressões) daria pra matar a questão.

  • A questão é relativamente características do geógrafo Aziz, como a prova é do Acre, somente contextualizou sobre o Estado.
  • Questão muito específica!!!