SóProvas


ID
596002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Deve ser considerado recém-nascido de alto risco o prematuro pesando menos de 2.000 g ao nascer, o recém-nascido com asfixia ao nascer (Apgar menor que 7 no quinto minuto) e o recém-nascido com outras patologias graves no nascimento.

Alternativas
Comentários
  • Escala de Apgar - É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação). O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).
  • Critérios para identificar o RN de alto risco segundo o Ministério da Saúde:

    - RN com asfixia grave ao nascer (Apgar < 7 no 5o min).

    - RN pré-termo com peso ao nascer < 2.000g.

    - RN < 35 semanas de idade gestacional.

    - RN com outras doenças graves.

    Ou seja, todos os critérios são os que estã listados na questão.

    Resposta: CERTO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.