SóProvas


ID
596011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que infarto agudo do miocárdio é uma situação
emergencial que requer conhecimentos específicos, julgue os itens
seguintes.

Como terapêutica medicamentosa podem-se utilizar o dinitrato de isossorbida, que, administrado por via sublingual, promove rápida vasodilatação coronariana, e o ácido acetilsalicílico, que, administrado por via oral, inibe a formação das plaquetas.

Alternativas
Comentários
  • em caso de IAM sera usado o MONAB
    Morfina Oxigênio Nitratos Aspirina Betabloqueador
  • Dinitrato de isossorbida é utilizado em insuficiênica cardíaca congestiva. A nitroglicerina é usada no IAM.
  • Nitratos: Devem ser utilizados na formulação sublingual (nitroglicerina, mononitrato de isossorbida ou dinitrato de isossorbida) para reversão de eventual espasmo e/ou para alívio da dor anginosa. O dinitrato de isossorbida é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa, tendo como indicação angina pectoris e insuficiência cardíaca congestiva. Ácido acetilsalicílico (AAS): Único anti-inflamatório não esteroide indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM, eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É o antiplaquetário de eleição a ser utilizado no infarto agudo do miocárdio. AAS Inibe irreversivelmente a COX e a produção de TXA-A2, impedindo a agregração plaquetária, a reoclusão coronária e a recorrência de eventos após a terapia fibrinolítica. Logo o AAS não inibe a produção das plaquetas, mas sim, a agregação delas. Resposta ERRADO Bibliografia Sociedade Brasielira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264. Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Atualizando o comentário acima - hoje usamos o MONAC M-DE MONITORIZAÇÃO (ECG,OXIMETRIA,PA) O-OXIGENIO SÓ SE A SATURACAO ESTIVER
  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR - Resumido:

     

    O dinitrato de isossorbida é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa, tendo como indicação angina pectoris e insuficiência cardíaca congestiva.

    Ácido acetilsalicílico (AAS): Único anti-inflamatório não esteroide indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM, eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). O AAS não inibe a produção das plaquetas, mas sim, a agregação delas.

     

    Resposta ERRADO

     

    Fonte: Bibliografia Sociedade Brasielira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264. Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.