SóProvas


ID
596488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Cada um dos próximos itens apresenta um trecho de redação decorrespondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,clareza, concisão, formalidade e uniformidade, ou errado, em caso contrário.

Informamos que no período compreendido entre 10 a 15 de novembro próximo, estaremos realizando a Semana da Comunicação Interna, a qual vem se consolidando como evento de integração e socialização de funcionários, que vêm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  

      

    Como regra geral, pode-se dizer que o gerúndio está bem-empregado quando:

    - há predominância do caráter verbal ou adverbial;

    - caráter durativo da ação está claro;

    - a ação expressa é coexistente ou imediatamente anterior à ação principal.

     

    Não devemos usar o gerúndio para reforçar a idéia de progressividade no futuro. Vejam alguns exemplos:

     Estaremos realizando a Semana da Comunicação Interna

    Eu vou estar estudando o projeto de lei.

    Estaremos transferindo a quantia amanhã

  • Este "que vêm relatando ano a ano" não deve ser no singular? Achei o erro nesta parte da assertiva nem pensei em gerúndio etc etc etc.
  • "Informamos que no período compreendido ENTRE 10 E15 de novembro próximo..." seria o correto.
  • Conforme orientado pelo item "atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade". O texto não atende ao requisito de impessoalidade, visto que há emprego de verbos na 1ª pessoal do plural "(nós) informamos", "(nós) estaremos". A redação oficial deve ser impessoal. Além de que, há presença forte de "gerundismo".
  • Thais, na primeira pessoa do plural pode.
  • ... , no período compreendido entre 10  15 de novembro próximo,...

    Faltou uma vírgula, pois há um Adjunto Adverbial Intercalado.
  • Quando ele fala: "Informamos", ele está sendo impessoal?
  • Podem-se marcar limites de período com as preposições “de”

    (marcando o início) e “a” (marcando o término). Com o mesmo sentido,

    podemos utilizar a preposição “entre”, porém esta exige a conjunção “e”:

    entre 10 e 15 de novembro próximo. Portanto, a

    questão está errada.

  • Informamos que no período compreendido entre 10 e 15 (entre 10 a 15 é errado, de 10 a 15) de novembro, próximo, (faltou a vírgula antes da palavra próximo, que é adjunto adverbial deslocado) estaremos realizando a Semana da Comunicação Interna, a qual vem se consolidando como evento de integração e socialização dos (e não de) funcionários, os quais (acho, não tenho certeza se poderia ser mais adequado) vêm (eles) relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho.
  • Para mim faltou concisao

    Concisao - escrever tudo o que precisa no menor numero de palavras possivel.

    Questao. 
    Informamos que no período compreendido entre 10 a 15 de novembro próximo, estaremos realizando a Semana da Comunicação Interna, a qual vem se consolidando como evento de integração e socialização de funcionários, que vêm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho.

    Para mim, o restante inteiro nem precisaria ser dito. Que ja dava para compreender.
  • Uma dúvida: várias pessoa falaram que vêm está errado, é para ser vem (singular).
    Mas o sujeito não é funcionários?
    socialização de funcionários, que vêm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho.

    Ou seja, se o sujeito fosse a semana, como a semana pode relatar algo com seus pares? Então o vêm (plural) está correto.
  • Pessoal, a questão está errada por diversos motivos.
    Primeiro, porque deveria ser "...período compreendido entre 10 E 15 de novembro."
    Segundo, pelo gerúndio mal utilizado.
    Terceiro, porque o texto não está conciso, como bem explicou a colega acima. (muitos períodos em uma mesma frase faz com que se perca o foco)
    Quarto, porque no momento que ele fala "que vêm relatando ano a ano melhorias significativas... satisfação, etc, está usando termos valorativos, o que tira a impessoalidade do texto, sem falar que é completamente desnecessário para a comunicação.

    Abraço e bons estudos!

  • Informamos que no periodo...

    Informamos = quem?? cade o pronome de tratamento... alem dos outros erros ja mencionados aqui.
  • O sujeito de vêm é "melhorias significativas", por isso não está errado...
  • O sujeito de "vêm" é funcionários. Os funcionários vêm relatando melhorias quanto ao relacionamento com seus pares (pares dos funcionários). Tudo no plural.

    Semana da Comunicação Interna, a qual vem se consolidando como evento de integração e socialização de funcionários, que vêm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho.
  • ano a ano! 


  • A questão pede que a oração abaixo seja analisada dentro das regras de  impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

    A oração é: "Informamos que no período compreendido entre 10 a 15 de novembro próximo, estaremos realizando a Semana da Comunicação Interna, a qual vem se consolidando como evento de integração e socialização de funcionários, que vêm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho".

    Percebemos que as formas corretas são: "entre 10 e 15 de novembro", "realizaremos" (no lugar de "estaremos realizando". Não está errado, mas dentro de um texto formal esta locução verbal não é bem vista), e o período longo demais da oração. É necessário o uso de ponto para separar as frases. 

    A oração, então, fere as regras de clareza e concisão.


    A resposta é incorreta. 

  • Gerundismo...

    Estaremos realizando, estaremos consolidando... Fere a concisão e a clareza.