-
Não entendi porque é errado. Pensei que aquele "e" entre "O orgulho e a vaidade..." a tornaria proposição composta. A não ser que como não tinha: o orgulho é isso e a vaidade é aquilo isso faça com que seja uma mesma proposição a tornando simples...É esse o erro?
-
Tanto o orgulho quanto a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem (têm um mesmo objeto).Exemplo de proposição composta:João é alto e Paulo é baixo.
-
O " e" entre orgulho e vaidade não é considerado um operador lógico pois esta apenas diversificando o sujeito =)
Não existe operadores lógicos na sentença, logo, não existe a possibilidade de ser uma proposição composta ( como P e Q ou P ou Q, só existe P por exemplo)
-
o colega acima tem toda razao
-
Bom, minha análise foi a seguinte; considerando que uma proposição é uma sentença DECLARATIVA na qual podemos atribuir um valor lógico seja V ou F . Se formos considerar a frase como uma proposição composta ,teriamos:
p : O orgulho
q:A Vaidade é a porta de entrada da ruína de um homem
Observe que a proposição "p" que seria uma proposição simples não é proposição uma vez que não podemos atribuir um valor lógico. Sendo assim a frase só tera sentido, ou melhor,só será uma sentença declarativa(proposição) se for consideranda ela toda como uma proposição simples.
P:O orgulho e a vaidade são as portas de entrada da ruína de um homem. (é uma declaração afirmativa, sabemos ser V , logo é uma proposição simples ,onde "e" não é um conectivo)
-
QUESTÃO "E"
Analisei a questão com base nos conectivos " ^ / v " e não na tabela-verdade.
Entendo que o conectivo "^ = e" irá somar os termos/argumentos em uma mesma proposição, ou seja, tanto o orgulho como a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem (PROPOSIÇÃO SIMPLES).
Agora, se o conectivo empregado fosse "v = ou" teríamos uma (PROPOSIÇÃO LÓGICA COMPOSTA), já que o "ou" daria alternância aos termos/argumentos empregados, ou seja, o orgulho ou a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem.
-
Sinceramente, eu não consigo entender...
Se eu fosse negar a frase, ficaria "O orgulho e a vaidade não são as portas de entrada da ruína do homem"??? OU "O orgulho ou a vaidade não são as portas de entrada da ruína do homem"?????????
Jura, então, que ficaria a 1ª opção??
-
O orgulho e a vaidade são as portas de entrada da ruína do homem.
Conclusão: Trata-se de uma oração com o sujeito composto, formando uma proposição simples.
A banca enxergar desta forma fazer o q rsrsrs. dali Cespe e suas pérolas kkk.
-
Desculpem-me ser tão direto ,mas a banca errou.Não é proposição simples nem aqui nem em Singapura.Vão ter que escrever uma tese de doutorado pra me convencer que tal frase é uma proposição simples.
Escreveremos novamente,porém de forma parecida :
O orgulho é a porta de entrada da ruína do homem e a vaidade é porta de entrada da ruína do homem.
Fica péssimo,eu sei.Mas é só pra mostrar que é uma proposição composta.
Duas proposições com valores que podem ter distintos,portanto podendo ser representado por A /\ B.
Para quem argumentou que na frase tem o mesmo objeto, portanto é uma proposição simples : Ok,então vocês estão dizendo que se eu falar "Mário,Fábio e Ricardo são inteligentes" só pelo motivo de as 3 pessoas terem o mesmo adjetivo em comum isso a torna uma proposição simples ? Não faz o menor sentido.
Então,seguindo esse raciocínio toda proposição com a preposição E poderá ser transformada em proposição simples com um pouco de maquiagem sintática.Coloco uma elipse aqui,faço um paralelismo sintático que favoreça meu ponto de vista,escondo um adjetivo ali e Voilà.. temos uma proposição simples !Foi o que a banca tentou fazer, como expliquei anteriormente.
Só para deixar claro.Escrever de tal forma é aceitável e normal.Até em raciocínio lógico.Mas usar a escrita como forma de ludibriar o candidato e dar outro gabarito que não o verdadeiro é um absurdo total.
Haja paciência....vamos ver o que a banca Cespe vai inventar agora.
-
ERRADO
PROPOSIÇÃO SIMPLES.
CESPEANDO.... CONHEÇA AS REGRAS OU LEVE PAU!
-
O "e" destacado não é um operador lógico, ele apenas está unindo os núcleos do sujeito composto.
Questões respondidas do livro de Raciocínio Lógico para Concursos, de Ronilton Loyola, ed. método, 2011, p. 28/29
-
O que são as portas de entrada da ruína do homem? O orgulho e a vaidade. portanto, preposição simples.
-
Só tem um verbo.
-
Quando a banca examinadora for o CESPE, a proposição composta deve ter pelo menos duas orações, ou seja, pelo menos dois verbos.
-
ERRADO.
Temos uma proposição simples.
-
Tinha esse entendimento, conforme essa questão. Porém, na prova de agente da Polícia Federal de 2018, a banca considerou (no gabarito preliminar) que:
"João e Carlos não são culpados" é uma proposição COMPOSTA.
Atualizando, a questão citada foi anulada.. (2018 PF)
-
Errado.
Pois temos apenas uma ideia completa (proposição simples).
Questão comentada pelo Prof. Josimar Padilha
-
Como bem argumentou o Vitor Ruviaro Kfouri isso é sim uma proposição COMPOSTA.
O ponto aqui é o seguinte, no CASO DA CESPE proposição com sujeitos diferentes e o mesmo predicado são consideradas SIMPLES. É o posicionamento da banca.
A CESPE pode até se posicionar assim, mas isso é uma proposição composta, então a regra é jogar conforme o adversário, se for questão CESPE basta lembrar disso.
-
Sujeito composto não é proposição composta. Só tem um verbo!