SóProvas


ID
59758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da constituição das provisões e dos seus reflexos na
estrutura patrimonial, julgue os itens a seguir.

O registro da provisão para contingências judiciais aumenta o capital circulante líquido e reduz o resultado do exercício. O pagamento das provisões já contabilizadas não afetará o capital circulante líquido.

Alternativas
Comentários
  • Capital CIrculante Líquido = Ativo Circulante - Passivo CirculanteConstituição de Provisão para ContigênciasD – Despesa com contingência (reduz resultado do exercício)C – Provisão para contingência (AUMENTA PC)>> DIMINUI o CCL e reduz o resultado do exercício. (QUESTÃO ERRADA)Pagamento da provisãoD – Provisão para Contingência (reduz PC)C – Disponível (reduz AC)Não afeta o CCL. Mas a questão está ERRADA pelo lançamento anterior.
  • Desculpa rodrigo, mas não há lançamento na conta caixa no registro da provisão para contingências judiciais.Lançamento:D - Despesa com Provisão para Contingências JudiciaisC - Provisão para Contingências JudiciaisVlw
  • O Rodrigo não disse que houve lançamento em conta caixa quando da provisão. Apenas disse que há redução do CCL pelo aumento do Passivo Circulante. Não vi nenhuma irregularidade nos comentários dele.

  • Somente com a 1a parte da frase, já é possível identificar como Errada a alternativa. Coloquei um exemplo para ficar mais claro:
    O registro da provisão para contingências judiciais aumenta o capital circulante líquido.
                       CCL = AC - PC
    (Hipotese 1) CCL = 100 - 70 = 30

    (Hipotese 2) CCL = 100 - 90 = 10
    Logo, caso aumente a Provisão para contingências judiciais (aumente o PC), o CCL diminui, conforme hipótese 2.
  • PRVISÃO PARA CONTIGÊNCIAS           

    1-Conta do passivo 

    2- Passivo de prazo ou valor incerto

    3-Independe do resultado do exercício 

    4- Perdas passadas 

    5- Perda provável 

    questão errada 

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá sobre este conteúdo, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/N580TSVa-Rw

  • O REGISTRO DA PROVISÃO para contingências judiciais Diminui o Capital Circulante Líquido (CCL= Ativo Circulante - Passivo Circulante), Pois ocorre um Aumento no Passivo Circulante (Mesmo se a provisão for para após o Exercício subsequente).

  • Gabarito: Errado.

    Se é uma provisão em função de contingência trabalhista, não há como aumentar resultado do exercício, pois uma obrigação será reconhecida em contrapartida de uma despesa.

    As provisões que representam contingências trabalhistas constituem o caso de uma empresa estar ciente de que é provável que ela perca uma demanda trabalhista na justiça. Com isso, há o provisionamento, visto que constitui-se um passivo de prazo ou valor incertos. Por fim, apesar de não ter sido objeto de questionamento, a probabilidade de ocorrência deve ser igual ou superior a 50% para ser considerada provável.

    Bons estudos!

  • GABARITO: ERRADO

    Outra ajuda a responder:

    Q19916 Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Contabilidade

    O registro da provisão para desvalorização de estoques reduz tanto o capital circulante líquido como o resultado do exercício. (CERTO)