-
errada!
questão errada : as distentas expressões teóricas....
-
Não há consenso absoluto entre as expressões teóricas diversas.
-
A atitude plural no trabalho interdisciplinar pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas que fundamentam as correntes profissionais.(E) Essa conciliação talvez surja na transdisciplinaridade.
Atitude plural: “compreender que a contribuição do outro profissional tende a fortalecer o meu entendimento e posição acerca de uma determinada situação ou processo de pelo menos dois modos: ampliando-os, na medida em que os enriquece com novos aspectos; ou aprimorando política e tecnicamente meus argumentos para defendê-los.” ( ORTIZ p. 329) "Ampliar e Aprimorar"
-
A atitude plural não pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas mas sim o respeito às opiniões e visões de mundo diferentes que podem vir a contribuir para a compreensão totalitária e global dos sujeitos. É importante destacar que considerar a pluralidade, respeitando as divergências entre os sujeitos, não implica que deve-se buscar conciliar o "inconciliável", como por exemplo conciliar o pensamento social marxista com o pensamento positivista. Esta atitude propõe uma interação, que não será harmônica, já que há a necessidade de discussão e interação dos distintos saberes para a compreensão e atendimento integral dos sujeitos.
RESPOSTA: ERRADO
-
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a transdisciplinaridade refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte. Adota atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte. O desenvolvimento da capacidade de articular diferentes referências de dimensões da pessoa humana, de seus direitos, e do mundo é fundamento básico da transdisciplinaridade. De acordo com Nicolescu (p. 15), para os adeptos da transdisciplinaridade, o pensamento clássico é o seu campo de aplicação, por isso é complementar à pesquisa pluri e interdisciplinar.
A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos. Estes facilitam a organização coletiva e cooperativa do trabalho pedagógico, embora sejam ainda recursos que vêm sendo utilizados de modo restrito e, às vezes, equivocados. A interdisciplinaridade é, portanto, entendida aqui como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento (Nogueira, 2001, p. 27). Essa orientação deve ser enriquecida, por meio de proposta temática trabalhada transversalmente ou em redes de conhecimento e de aprendizagem, e se expressa por meio de uma atitude que pressupõe planejamento sistemático e integrado e disposição para o diálogo.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
-
A atitude plural NÃO pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas mas sim o respeito às opiniões e visões de mundo diferentes que podem vir a contribuir para a compreensão totalitária e global dos sujeitos. É importante destacar que considerar a pluralidade, respeitando as divergências entre os sujeitos, não implica que deve-se buscar conciliar o "inconciliável", como por exemplo conciliar o pensamento social marxista com o pensamento positivista. Esta atitude propõe uma interação, que não será harmônica, já que há a necessidade de discussão e interação dos distintos saberes para a compreensão e atendimento integral dos sujeitos.
-
Ano: 2018 Banca: Órgão: Prova:
Resolvi certo!
O Código de Ética é um instrumento educativo e orientador do exercício profissional do assistente social e configura‐se como uma importante ferramenta de defesa do projeto ético‐político do serviço social. Considerando o Código de Ética Profissional de 1993, julgue o item que se segue.
Um dos princípios expressos no Código de Ética refere‐se à orientação de que o assistente social, em sua atividade profissional, deve respeitar as diferentes correntes profissionais democráticas e suas expressões teóricas, garantindo‐se o pluralismo. Nesse sentido, destaca‐se que a tolerância aos posicionamentos e às opiniões diferentes é uma importante característica da sociedade plural.